Crédito Manoel Barbosa / SME.

Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino participam durante toda esta segunda-feira (20), da formação continuada da disciplina com o tema “A Educação Integral e o Fazer Pedagógico na Educação Física”. A formação acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com o propósito de promover o debate e reflexão sobre a Educação Integral e suas possibilidades no campo da Educação Física. A formação tem como palestrantes os professores Andrea Bezerra, Omar Sobrinho e Helisbela D’anjour.

 

“É um momento que participamos, nos integramos, vivenciamos experiências exitosas em nossas escolas que trazemos para compartilhar uns com os outros. A exemplo, disso é o Projeto Recreio que eu desenvolvo na Escola Municipal São Francisco de Assis, e que serviu como base para a estruturação do projeto descanso e movimento da educação de tempo integral. Vivemos essa experiência durante a Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal, deste ano, e eu estou trazendo a prática para o grupo”, disse a professora e palestrante Helisbela D’anjour, que também leciona na Escola M. Professora Ivonete Maciel.

 

Outro palestrante da formação é Omar Rodrigues Sobrinho que leciona na Escola M. Monsenhor José Alves Landim. Ele relatou o projeto que desenvolve na unidade de ensino em que exerce o magistério. “Nossa escola tem co-participação no tempo integral e desenvolvo o projeto tempo de intervalo/recreio e tempo de descanso. Trouxe algumas atividades confeccionadas em sua maioria pelos próprios estudantes, para que eles possam vivenciar neste tempo proposto pelas escolas. É difícil quando não envolvemos a princípio somente o esporte, e sim uma atividade lúdica, mas quando partimos da construção desse material por eles”, relatou o professor que destaca desta maneira a valorização dos jogos e brinquedos e consequentemente uma maior adesão e participação nas aulas.

 

“A Educação Integral tem muita relação com a prática, com a intencionalidade do trabalho pedagógico realizado. Durante o momento que estivermos com os estudantes precisamos garantir a aprendizagem com o desenvolvimento, não somente uma aprendizagem cognitiva, mas que haja outras dimensões envolvidas no processo”, pontuou a chefe do Setor de Educação em Tempo Integral da SME-Natal, Andrea Bezerra durante a conversa com os professores.