Crédito Manoel Barbosa / SME.

A Formação dos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal foi realizada durante os dois turnos desta segunda-feira (10), na Escola Municipal Celestino Pimentel, localizada no bairro de Cidade da Esperança. A ação é organizada pelo Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação.

A assessora pedagógica de Educação Física da SME-Natal, Cybele Câmara da Silva, comentou sobre a formação. “A temática é o fazer pedagógico nos esportes para os Anos Iniciais e a ideia é que consigamos trabalhar na perspectiva do esporte educacional com modalidades aproximadas para as turmas do 1º ao 5º ano. Trabalhamos com os esportes de marca,  de precisão, de rede e parede, os esportes de taco e campo e os de invasão. A ideia é aproximar os professores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o referencial norteador para a sala de aula, e a partir da parte conceitual, estabelecemos as práticas. Na educação física é muito importante porque nos aproximamos do dia a dia do professor, do conteúdo de quadra, da sala de aula em que eles trabalham com os estudantes. Uma aula de educação física ela acontece realmente dentro da quadra. Trazemos a parte prática para que eles possam ver essas novas estratégias”, explicou.

Buscando a reflexão sobre a classificação dos esportes e o seu fazer pedagógico para os anos iniciais a partir dos esportes de marca e de precisão, a formação contou com dos professores Ana Carla Alves Trigueiro e Alan de Medeiros Pinheiro, na condição de palestrantes.

A professora de Educação Física, Ana Carla Alves Trigueiro, que atualmente está cedida ao Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC) falou sobre a participação como uma das palestrantes do dia. “Abordei os esportes que a BNCC promove para os Anos Iniciais, na perspectiva de mostrar um esporte de precisão, adaptando para a sala de aula, que é a bocha paralímpica. Desde quando eu estava em sala de aula, na Escola Municipal Ferreira Itajubá, eu trabalho com a prática, inclusive, introduzi a bocha paralímpica nas aulas do ensino regular do Fundamental I e assim, levamos a modalidade para os Jogos Escolares Municipais, levamos para a quadra da escola, foi uma experiência maravilhosa”.

O professor Alan de Medeiros Pinheiro, que também foi um dos palestrantes da formação, está há mais de 10 anos na Escola Municipal Professor Berilo Wanderley e explica sobre a importância do olhar pedagógico do professor no contexto dos esportes praticados no ambiente escolar.  “Nesse contexto novo da BNCC, das novas classificações dos esportes, os professores precisam ter esse olhar pedagógico, tanto para atender aqueles que têm mais facilidade, não somente as pessoas que não possuam deficiência, mas têm pessoas que não tem nenhuma deficiência, mas são pessoas com dificuldade de mobilidade, envergonhadas. O grande papel não só do esporte de marca, mas dos demais, é acolher a todos, para que consigamos inserir todos aqueles que estão na sala de aula. A formação continuada sempre será um diferencial aqui no município de Natal, ela é uma referência a nível nacional, não é todo estado, não é toda cidade que tem o que nós temos aqui, então certamente compartilhar experiências, trazendo temáticas que temos que abordar no chão da escola, tornará uma comunidade escolar muito mais preparada para enfrentar os desafios”.

O professor de Educação Física, Nildon de Andrade Silva, que leciona nas classes do 1º ao 5º ano, também participou da formação. “É sempre bom estarmos atualizados para podermos passar para os estudantes o que realmente está acontecendo na educação física, principalmente para trabalhar os conteúdos corretos e atuais da melhor forma possível, é uma oportunidade única nos encontrarmos com todos os professores e dividir as experiências”.