
Profissionais de saúde mergulham em Neurociência para tratar a Dor Crônica.
“Temos que tratar o indivíduo como um todo”. Essa foi a mensagem principal repassada a uma plateia de profissionais de saúde que participaram nesta sexta-feira (21)) da segunda edição do Workshop “Imersão em Dor”. O recado foi dado pela fisioterapeuta Kelly Gama, diretora do Centro Vitta Academy, que promoveu o encontro.
Participaram do evento fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicólogos, entre outros. Por meio de exemplos de pacientes tratados em mais de 20 anos de experiência, Kelly Gama e o fisioterapeuta Jorge Ivan Nogueira falaram sobre o tratamento da dor crônica por meio da neurociência, que estuda os mecanismos neurais que controlam a transmissão, percepção e modulação da dor.
O momento também serviu para desmistificar crenças relacionadas às dores. “O paciente tem muitas crenças em relação a tudo que ele escuta de outros profissionais, de tudo que ele passa, os machucados, as lesões e o que ele vê no exame de imagem. E essas crenças, elas tornam-se disfuncionais. E a partir do que ele pensa que está acontecendo, ele passa a adotar padrões de comportamento errados, mal-adaptativos, que fazem com que ele fique cada vez mais com dor. E a neurociência vem justamente para desconstruir essas crenças, para que o paciente volte a se movimentar sem ter medo da dor”, explicou Kelly Gama.
Experiências pessoais dos participantes foram compartilhadas durante a imersão. Foi o caso do personal trainner Renato Dzone. Com dores na lombar que irradiavam pro joelho e para a perna, ele procurou o fisioterapeuta Jorge Ivan, no Centro Vitta, sem esperanças de resolver o problema, após passar por diversos profissionais e procedimentos. Mas Renato foi surpreendido.
“Ele não foi diretamente falar sobre dor. Ele tentou entender de onde estava ocasionando essa dor, ele procurou saber do meu dia, procurou saber sobre meu descanso, sobre meu treino, sobre o meu estilo de vida. Através disso, foi feito um diagnóstico inicial, que, inclusive, dentro da primeira sessão já teve resultado. Eu já saí sem dor”, relatou. Agora, o personal veio buscar esse conhecimento no workshop e pretende levar essa vivência para os seus alunos. “Todo o contexto da minha abordagem inicial, a partir de hoje, eu tenho certeza que vai mudar. Porque tudo está muito associado à cabeça e não em encher aquele seu paciente, o seu aluno, de mais traumas. E sim tentar acolher e resolver junto com ele”, prometeu.
O evento também foi prestigiado por professores universitários, que destacaram a importância da iniciativa.
“Eu acho super importante essa vivência em dor, principalmente quando a base são as neurociências. Então, trabalhar dor dentro dessa perspectiva é muito enriquecedor para todos os profissionais, tendo em vista que a dor realmente tem que ter uma visão muiti profissional”, afirmou a professora do curso de fisioterapia da UFRN, Larissa Bastos.
“Eu acho fantástico o Centro Vita, que é uma clínica de referência no estado, ter criado esse braço, que é o Academy, na intenção de formar muitos profissionais, e colocando essa experiência na forma acadêmica. Isso é muito bom para toda a classe”, assegurou o coordenador do curso de fisioterapia da UNI-RN, Robson Alves.
Jorge Ivan, que também é diretor do Centro Vitta Academy, fez um balanço positivo da segunda edição da “Imersão em dor” e falou das expectativas de aprendizado para o público que compareceu. “Cada profissional, saindo daqui hoje, ele tem que sair sem as crenças que ele trouxe para cá. Agora, tem que ser uma crença baseada em neurociência, para que ele saiba se comportar melhor e saber o que falar diante do seu cliente, do seu paciente que sente dor. No final das contas, isso vai definir o resultado que nós vamos alcançar com o nosso paciente”, ensinou.
Centro Vitta Academy
O Centro Vitta Academy é um braço educacional de Centro Vitta, maior referência em tratamento da dor em Natal. O projeto surgiu da necessidade dos seus diretores em compartilhar suas experiências nessa área de atuação e contribuir efetivamente para que mais profissionais possam se capacitar no tratamento e manejo da dor.
Deixe um comentário