Marca Maxmeio

Postado às 20h07 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito: Foto: Adrovando Claro/ SME.

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo tiveram a oportunidade de participar na tarde desta quinta-feira (13) do projeto de extensão “Ciências na Prática”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O projeto visa oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino a chance de conhecerem áreas profissionalizantes e assim despertar o interesse em ingressar no Instituto.

Um total de 45 estudantes foi dividido em três grupos para participar de aulas práticas nos laboratórios de Física, Biologia e Química. Dez monitores e quatro professores do IFRN orientaram os estudantes nas atividades laboratoriais, aplicando experimentos que ampliaram os conhecimentos nos conteúdos de Ciências da Natureza e Física.

A professora de Ciências da Natureza da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Richelly da Costa Dantas, comentou sobre a riqueza da experiência para os estudantes, considerando que eles já haviam estudado alguns desses tópicos teoricamente em sala de aula. “Já trouxe estudantes de outras turmas anteriormente para verem tópicos na teoria, mas não conseguimos fazer tudo na prática em sala de aula. Trazer os estudantes para esses laboratórios e permitir que eles tenham noção do que é vivenciar a teoria, através da prática no IFRN, é muito gratificante. Além disso, eles se apaixonam pelo ambiente escolar e passam a ter interesse em ingressar no Instituto”, afirmou.

Uma das estudantes que participou do projeto, Ana Terezinha Nóbrega do Nascimento, de 15 anos, do 9º ano, passou pelos laboratórios de Química e Biologia. Ela compartilhou sua observação sobre o ambiente de estudo, afirmando que aprendeu muito nos laboratórios. Ana Nóbrega ressaltou a importância dos monitores, que ensinaram cada experiência detalhadamente e permitiram que os alunos colocassem em prática o que aprenderam. “Apesar do meu interesse ser maior pelas disciplinas de Geografia e História, estou gostando muito dessa experiência nas áreas de laboratório”, pontuou.

Adriana Cláudia Câmara da Silva, professora do IFRN no Campus Central, destacou a relevância do projeto de extensão que vem sendo desenvolvido desde 2015. Segundo ela, a proposta é oferecer aos estudantes da rede pública municipal de ensino a oportunidade de explorar a área científica na prática. “O projeto aborda as três grandes áreas da Ciência, incluindo Física, Química e Biologia, ampliando o conhecimento dos estudantes e proporcionando a chance de vivenciar de perto os laboratórios”, explicou.

O projeto “Ciências na Prática” do IFRN tem se mostrado uma iniciativa promissora para incentivar o interesse dos estudantes pela Ciências da Natureza e pela prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Através dessa experiência enriquecedora, os alunos têm a oportunidade de ampliar os horizontes, despertar a curiosidade científica e vislumbrar novas possibilidades para o futuro educacional e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *