Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CulturaDestaque Nenhum comentário

Projeto de Natal integra Revista Inspirações: educação brasileira.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Durante todo o ano de 2017, a professora de Ciências da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, Milena Diniz, desenvolveu o projeto “Táticas e estratégias para enfrentar os desafios da sexualidade na adolescência”. Utilizando jogos de tabuleiros da Metodologia MenteInovadora, desenvolvida pela Mind Lab Brasil, a professora trabalhou com uma turma de 40 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, questões sobre reprodução humana, gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Agora, o relato integra a Revista Inspirações: educação brasileira.

 O lançamento acontece nesta quarta-feira, dia 19, às 16h, pela Mind Lab, edtech líder no desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, em parceria com a Humus, consultoria focada em cursos e soluções para instituições de ensino, que vai realizar o evento on-line https://youtu.be/CBZBTi9foqo de lançamento da segunda edição da Revista Inspirações: educação brasileira. A publicação deste ano reúne práticas bem-sucedidas implementadas em 18 escolas públicas e privadas de todo Brasil.

“Utilizamos os jogos de tabuleiro da metodologia MenteInovadora para discutirmos questões de sexualidade. Trabalhamos o respeito ao corpo de cada um, ao corpo do próximo, e principalmente o respeito. Os resultados foram muito positivos. No ano seguinte, continuei acompanhando a turma no 9º ano do Ensino Fundamental, e as mudanças foram perceptíveis. Nenhuma estudante precisou abandonar a escola em decorrência de uma gravidez na adolescência. Eles externavam também o cuidado com a prevenção das ISTs”.

A Revista Inspirações busca mostrar diferentes práticas pedagógicas que deram certo e inspirar líderes, professores e educadores a pensarem em melhorias tendo em vista suas próprias realidades. As iniciativas presentes na publicação podem ser reaplicadas em outras escolas e ajudam a criar valor aos estudantes e às equipes envolvidas. Milena Diniz conta que a proposta do projeto surgiu ao encontrar na turma quatro adolescentes grávidas, o que trouxe grande preocupação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *