É grande a expectativa dos deputados, servidores e gestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que participam da 26ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece de hoje (8) até a próxima sexta-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Das quatro edições do Prêmio Assembleia Cidadã, que acontece dentro da Conferência, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já conquistou três. O tetracampeonato pode ser uma realidade através do projeto Assembleia e Você. É com ele que o Legislativo potiguar é um dos finalistas do prêmio Unale, dessa vez na categoria Atendimento ao Cidadão. O projeto é executado pela Diretoria de Políticas Complementares da Casa Legislativa potiguar, através da divisão de Projetos Culturais e Socioculturais
“Viemos buscar o tetracampeonato com este projeto especial, de interiorização das ações do Legislativo. É um trabalho que está sendo feito há um bom tempo ofertando um leque de serviços importantes para a população mais vulnerável e sem acesso a eles. Reconhecemos a importância dos projetos concorrentes, mas estamos confiantes que conquistaremos o voto dos participantes da conferência, nossa equipe desde sempre se engajou com este propósito”, afirmou o diretor de Políticas Complementares da ALRN, Ricardo Fonseca.
As premiações anteriores por três vezes consecutivas foram na categoria Gestão. Os ganhadores serão escolhidos pelos participantes da 26ª Conferência Nacional da Unale ao final da conferência. Cada vencedor receberá o valor de R$ 20 mil para investir no projeto, um troféu e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.
Os legislativos de todo o País estão concorrendo nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O projeto Assembleia e Você, da ALRN está disputando o prêmio com O Mit Legislativo + Cidadão Aleam; da Assembleia Legislativa amazonense e com o projeto Comseg Escolar e o Enfrentamento do Problema da Segurança nas Escolas, de Santa Catarina.
O Assembleia e você é um leque de serviços itinerantes, que acontecem com a interiorização do Legislativo do RN nas áreas de ação social, educação, saúde, assessoria jurídica, direitos do consumidor, memorial e, a partir de agora, da recém implantada Procuradoria da Mulher, este último, com a oferta de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
A edição mais recente aconteceu em Nísia Floresta, quando foram realizados mais de 8 mil atendimentos. A próxima será em Mossoró, em novembro. Em Nísia Floresta, no campo da assistência social, por exemplo, os serviços foram de emissão de 1ª via de carteiras de identidade, CPF, cadastro para emprego no SINE, além de corte de cabelo e esmaltação. Também foram disponibilizadas oficinas de pintura, contação de história, circuito recreativo, aplicação de flúor, orientação sobre escovação dos dentes, palestra sobre consumo consciente da água, educação de trânsito, assim como jogos, rodas de conversas e slackline.
A Assembleia Legislativa do RN foi agraciada em 2019 com o sistema Legis RH; em 2021 com o e-Legis; e em 2022 com o Legis Plenário, sistema desenvolvido pela Assembleia Legislativa do RN, por meio de sua Diretoria de Gestão Tecnológica, para gerenciar todo o procedimento de Plenário, desde o registro de presença dos parlamentares, através de reconhecimento facial, até a discussão e votação de matérias. A ferramenta dinamiza significativamente os trâmites burocráticos, gerando relatórios em tempo real e direcionando as matérias, já com assinaturas digitais, logo após suas aprovações.
Deixe um comentário