Neste sábado (20), acontece a edição de julho do Projeto Mulher. As Unidades de Saúde das Rocas, Unidade Anexo de Vale Dourado, Santarém e Redinha funcionam das 8h às 12h, incentivando os cuidados com a saúde da mulher e a prevenção do câncer de colo do útero.
Com a proposta de abrir algumas unidades durante o sábado, o projeto tem como um dos principais objetivos incentivar a realização do exame Papanicolau, principal aliado no combate ao câncer de colo do útero e outras doenças.
“A recomendação é que o exame seja feito pelo menos uma vez por ano, principalmente para mulheres que já tiveram relações sexuais, pois ele é capaz de identificar lesões no colo do útero, ou algum problema, já que a doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial”, reforça Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal.
Durante o sábado, vão ser oferecidos diversos serviços de saúde, como vacinação, consultas médicas e odontológicas, atendimento odontológico para gestantes, avaliação nutricional, exame preventivo, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre outros serviços.
O câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil, podendo chegar a mais de 17 mil novos casos até 2025, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial e, se detectada a tempo, pode ser tratada e curada.
Deixe um comentário