O projeto Bem-Estar e Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) completa três anos de existência neste ano com grande aprovação dos usuários. Criado em dezembro de 2019, para acolher servidores públicos, terceirizados e estagiários por meio de terapias integrativas, holísticas e atendimentos básicos de prevenção à saúde, somente em 2022, realizou cerca de 805 atendimentos e 3.200 procedimentos.
Com agenda aberta para atendimentos de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h, a ideia é proporcionar melhorias no quadro de saúde e produtividade dos servidores da pasta. Bem como acolher nos seus problemas e dificuldades que estejam interferindo na sua saúde e qualidade de vida tanto no ambiente de trabalho, mas também em casa.
Para o estagiário do setor de Licenciamento de Obras Privadas (SLOPR), Edson Morais, o sentimento é de acolhimento. “Por ser estagiário, fiquei em dúvida se poderia ser atendido, mas logo desmistificaram e fui muito bem recepcionado pela equipe. Por causa das minhas fortes dores na coluna, motivadas por constância postural, comecei buscando a ventosaterapia, por saber da eficácia e benefícios ao corpo. Mas logo me interessei por outros procedimentos disponíveis, como acupuntura e principalmente por a auriculoterapia. É gratificante saber que todos os funcionários, independente da posição, têm acesso às práticas tão fundamentais”, conta.
Alguns servidores são acompanhados pela equipe desde do início do projeto como a analista técnica da secretaria, Flávia Janiny, que reforça a importância de um projeto voltado para a saúde do trabalhador. “Quando surgiu a divulgação do projeto, fiquei encantada com a proposta e logo decidi participar. O ambiente de trabalho é algo que ocupa uma grande parte das nossas vidas, e a qualidade do meio deve ser sempre levada em consideração”, disse.
Ela acrescenta que há uma melhora significativa no ambiente quando os colegas também buscam por atendimento: “Passa a ter mais harmonia, trazendo mais bem-estar para o setor. Na minha sala têm várias pessoas, e cada um com o seu tempo e forma de agir. Por constante interferência externa, já que também atuamos diretamente com os contribuintes, a busca por meios para obtenção de foco é imprescindível”, finaliza Flávia Janiny.
Já o supervisor geral da fiscalização ambiental, Leonardo Almeida, relata que os procedimentos terapêuticos acabaram tornando-se indispensáveis para o setor que coordena. “Nós, da fiscalização, trabalhamos resolvendo conflitos e fazendo audiências, o que frequentemente gera grande desgaste na equipe. Logo, o atendimento ajuda-nos a pôr os pés no chão, a ter calma e discernimento para mediar conflitos de interesses. Eu, particularmente, quando saio do ambulatório consigo lidar com a demanda do setor de uma forma bem mais produtiva”, ressalta.
Atendimentos no ambulatório
Entre os atendimentos integrativos ofertados estão a Auriculoterapia, Acupuntura, Ventosaterapia e escuta qualificada, além das terapias holísticas como Reiki, Aromaterapia e Cromoterapia. O projeto oferece também ações de prevenção à saúde com o aferimento de pressão arterial, verificação de temperatura e pequenos curativos. E ainda, atividades coletivas como rodas de conversas, palestras e outras ações voltadas à interação e socialização do servidor voltadas a diversas temáticas de saúde mental, física, bem-estar entre outras.
“Atendemos cerca de cinco pessoas por dia, mas existem sempre as urgências. E por mais que não estejam agendadas, conseguimos encaixá-las para que todas possam ser beneficiadas”, destaca a agente de saúde e coordenadora do projeto, Mariza Álvares. O levantamento anual feito pela equipe, mostra que dentro os procedimentos feitos durante o ano de 2022, dentre eles estão: 15 pequenos curativos, 245 aferições de pressão, 125 massagens com aparelho infravermelho, 25 testes de glicemia e 821 escutas qualificadas.
Para aquele servidor que está sem tempo em sua agenda e não consegue participar dos procedimentos no ambulatório, a dica da terapeuta, Liene Medeiros, é de um processo terapêutico no seu próprio posto de trabalho. Segundo ela, “para aliviar a tensão, o servidor pode buscar a atenção plena da respiração usando gotas de óleo essencial na palma das mãos, inalando e puxando ao ar por oito segundos, segurando por quatro e logo em seguida soltando o ar por seis segundos. Isso ajuda significativamente o processo de concentração”, orienta.
A segunda dica de acordo com Liene, é tirar um pouco os sapatos e colocar o pé no chão, ajudando a aterrar as energias. “Esses procedimentos podem se tornar até mesmo uma prática diária, mas reforço que o ideal é sempre buscar por nossas terapias aqui no ambulatório da semurb, para um tratamento profundo e profissional. Saúde não é ausência da doença, saúde é bem-estar”, finaliza.
Em 2023, o projeto pretende dar continuidade ao trabalho em grupo e individual e trazer também novos especialistas para os bate-papos ao abordar temas específicos de acordo com o calendário das campanhas de saúde nacional. Por exemplo, em março com temas pautados na saúde da mulher ou abril, aproveitando o dia mundial da saúde, além do Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros.
Deixe um comentário