Marca Maxmeio

Postado às 18h07 CulturaDestaque Nenhum comentário

Projeto Tocando a Vida com D’Amore fecha parceria com Filarmônica UFRN.

Redação/Blog Elias Jornalista

Primeira ação teve bate-papo entre alunos do Projeto e o Maestro André Muniz

Independente do estilo, seja clássico, metal, pop, blues, jazz e tantos outros, a música, por várias razões, é uma ferramenta importante na construção das emoções, na formação das ideias, fonte de inspiração e expressão na vida de todos, principalmente das crianças e adolescentes. É com base nesta ideia que a Atitude Cooperação segue valorizando o ensino da música, de forma gratuita, para o público da Zona Oeste de Natal, através do Projeto Tocando a Vida com D’Amore, que acaba de fechar parceria com a Filarmônica UFRN.

A primeira ação dessa parceria aconteceu na última quarta-feira (28), na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse primeiro momento, alguns alunos da Orquestra D’Amore foram convidados para assistir o ensaio geral do próximo concerto da Filarmônica UFRN – que tem como solista, o violoncelista Fábio Presgrave – sob a regência do Maestro André Muniz. Antes disso, foi realizado um importante bate-papo entre os jovens músicos da Atitude Cooperação e o maestro. Para que o encontro fosse possível, todos os envolvidos seguiram os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Os coordenadores do Tocando a Vida com D’Amore, Fernanda Rezende e Edmarcos Costa, dão mais detalhes sobre a parceria com essa conceituada escola de música do RN. “Assistir aos ensaios orquestrais é uma etapa fundamental no processo formativo de jovens músicos. É possível entrar em contato com a rotina de um músico de orquestra, desde a necessária pontualidade até a atenção aos direcionamentos do maestro. Assim, os alunos podem também ouvir e apreender orientações estéticas, históricas, sobre afinação, harmonia”, pontuou Fernanda Rezende. O professor de violino e regente da orquestra D’Amore, Edmarcos Costa destaca a importância do processo de aprendizagem. “Se aprende muito ouvindo e vendo a performance de outros músicos. Afinam-se ouvidos, gestos, conhecimentos. Se exacerba a sensibilidade.”

Até o final do ano muitas outras ações serão possíveis a partir desta parceria. Compartilhamentos, música, formação, pertencimento e educação transformando vidas, este é o propósito da Atitude Cooperação, instituição responsável pelo Projeto Tocando a Vida, beneficiária da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, patrocinado pela Unimed Natal.

Mais informações e novidades, acesse as redes sociais da Atitude Cooperação: no Facebook atitude.cooperacao, no Instagram @atitudecooperacao e também no canal do YouTube www.youtube.com/user/AtitudeCooperacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *