Com um ano de implantação no início deste mês, o Projeto Vacinando com Natal promovido pela Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde, eleva o índice vacinal e ganha prêmio, conquistando grande aceitação do público natalense. O Projeto Vacinando com Natal, que iniciou em agosto de 2022, tem como meta ampliar a cobertura vacinal, atualização da caderneta vacinal, intensificar a adesão às campanhas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e promover as ações de saúde no território.
“O critério principal utilizado para a escolha do imunizante é a baixa cobertura vacinal em cada mês, tendo como ponto alto o Dia D, sendo o 1º sábado em cada mês. As intervenções acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos extras nos principais shoppings da cidade, chegando aonde o povo está”, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
O Projeto Vacinando com Natal completa seu primeiro ano de implantação com melhora na adesão da população às vacinas de rotina cujas coberturas baixas trazem grande risco de reintrodução de doenças imunopreveniveis no município de Natal.
Os dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), órgão do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mostram crescimento de algumas principais vacinas se comparados com o período de um ano, anterior ao projeto. De 2021 a 2022 foram aplicadas 173.841 doses. Já de 2022 a 2023 registrou 263.786 doses aplicadas, marcando um aumento de 51,73%.
O Projeto Vacinando com Natal participou na Mostra do ImunizaSUS, onde em todo o Brasil foram selecionados 423 Projetos com experiências exitosas na área da Imunização, destes, 43 foram premiados nacionalmente, sendo o município de Natal o único que foi premiado no Rio Grande do Norte.
“Uma gratidão especial a equipe do DVS pelo excelente Projeto desenvolvido na SMS e que em menos de um ano, elevou significativamente os índices vacinais em mais de 50% e já conquistou prêmio. Isso é o resultado do esforço dos servidores que se dedicam para alcançar o melhor pela Secretaria. Isso me orgulha muito e me deixa muito feliz”, ressaltou o secretário, George.
Segundo o NAI, as doses aplicadas em cada edição foram: 1ª edição 4.953 doses; na 2ª edição 3.802 doses; na 3ª 3.561 doses; na 4ª edição 3.839 doses; na 5ª 1.265 doses; na 6ª edição 469 doses; na 7ª edição 2.583 doses; na 8ª 2.019; na 9ª 6.330; na 10ª 3.818 doses; na 11ª 2.825; na 12ª 4.053; e na 13ª edição 2.669, até o último sábado (05/08). Ao todo, foram 42.186 doses aplicadas somente nas edições dos Dias D.
De acordo com a diretora do DVS, Vaneska Gadelha, a 13ª edição do Projeto foi marcada por números relevantes de participação da população de Natal.
“Chegamos a 13a edição do Projeto Vacinando com Natal com resultado que nos deixou bastante felizes. Iniciamos no ano passado e até o começo deste mês de agosto, já somamos mais de 42 mil doses aplicadas, ultrapassando consideravelmente os índices do ano anterior somente nesses Dias D. Isso é muito significativo para nós e para a cidade, pois demonstra que o Projeto deu certo”, afirmou.
“Agradecemos aos gestores, profissionais, parceiros e aos usuários do SUS, pela colaboração, apoio e confiança. Seguimos fazendo a diferença na saúde da população de Natal”, disse, a chefe do NAI e idealizadora do Projeto, Veruska Ramos.
Deixe um comentário