Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista
A quarta e última noite de apresentações do 26° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 18° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat) foi transmitida no sábado (12), com a participação de oito corais. A mostra virtual Enconat 2020 foi veiculada no canal do Youtube da Prefeitura do Natal.
O Coral Vozes do Recife, sob regência do maestro Josias Gouveia, apresentou a música “Por Enquanto”, de Renato Russo. O grupo é composto por amantes de bons arranjos, com a necessidade de interpretar músicas de variados gêneros, valorizando as raízes brasileiras e “bebendo” de toda cultura e saberes.
A soprano Maria Lins, do Coral Espírita Vozes do Coração e do Coral Vozes do Recife, ressaltou que “o canto coral é uma verdadeira prática de cidadania, representando união, respeito, disciplina e arte. O encontro de corais é o momento máximo para cada coralista, pois é a ocasião de apresentar o resultado de um trabalho”. E concluiu: “Cantar é vida, é oração, é alegria”.
“Cantar há anos em um evento como o Enconat é uma alegria grande, pois encontramos pessoas queridas. O Encontro de Corais se propõe a agregar e proporcionar a troca de experiências entre corais”, declarou a soprana Tatiane Cybelle Góes de Araújo Gouveia, também integrante do Coral Vozes do Recife.
Já o Coral SEBRAE RN apresentou a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O grupo é constituído por funcionários, terceirizados e familiares da instituição, e tem como regente Rosângela Albuquerque. O coral teve início em maio de 1994, objetivando proporcionar a criação de um elo mais forte, entre a empresa e seus funcionários, fortalecendo a integração e criando um clima de harmonia na organização. A atividade do coral está inserida dentro do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do SEBRAE, e tem alcançado resultados como a redução de estresse e aumento de satisfação interna dos participantes, através do estímulo à espontaneidade e criatividade.
A contraltos Adelle Nogueira afirmou que “o canto coral é terapia, assim como a música. O Enconat é um encontro de muitas vozes, é o momento de mostrarmos ao mundo que mesmo diante dessa pandemia, desse isolamento e ensaios virtuais, o nosso amor pelo canto, a nossa alegria em poder cantar, são muito maiores. Em breve voltaremos novamente aos palcos”.
Abrilhantaram o encerramento do Encontro de Corais da Cidade do Natal os seguintes grupos: Coral Unipê (João Pessoa/PB), Coral do SEBRAE RN (Natal/RN), Coral Tom Sobre Tom (Salvador/BA), Vozes do Recife (Recife/PE), Coral UNP (Natal/RN), Coral da PUCRS (Porto Alegre/RS), Coral EMURB (Aracaju/SE), e o Coral da UFC (Fortaleza/CE).
Deixe um comentário