Marca Maxmeio

Postado às 23h11 CidadeDestaque Nenhum comentário
Realização de mamografias gratuitas continua em novembro com apoio da Assembleia.

Realização de mamografias gratuitas continua em novembro com apoio da Assembleia.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Mesmo com o encerramento do Outubro Rosa, o Grupo Reviver, com o apoio da Assembleia Legislativa, decidiu ampliar o atendimento gratuito às mulheres na prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês de novembro, serão oferecidos exames de mamografia gratuitamente na unidade móvel da instituição.

“Durante o mês de outubro a Assembleia se uniu ao Grupo Reviver para contribuir na luta contra o câncer de mama, que no Rio Grande do Norte mata 200 mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Estamos satisfeitos em ampliar esta ação no mês de novembro para que mais mulheres tenham acesso à prevenção”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

De acordo com o calendário divulgado pelo Grupo Reviver, de 4 a 6 de novembro a unidade móvel está na Policlínica Zeca Passos, na Ribeira. De 9 a 12, na Unidade Básica de Cidade Satélite; dias 13, 16 e 17 na Clínica Médica da UNI-RN, no Tirol, e de 23 a 27 de novembro na Policlínica Sul de Neópolis.

Segundo a coordenadora do Grupo Reviver, Idaísa Fernandes, foram realizadas em outubro mais de 2.860 mamografias e mais de 100 mulheres foram encaminhadas para a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer. Em novembro, a expectativa é de que 1.500 mulheres sejam atendidas. “Essa ação é importante porque promove o diagnóstico precoce da doença, responsável pela cura em 95% dos casos”, disse ela.

A unidade móvel do Grupo Reviver é equipada com mamógrafo e tem capacidade para realizar de 80 a 100 exames de mamografia por dia. O atendimento é feito por demanda espontânea e por ordem de chegada. Desta vez, os exames são destinados a mulheres de 50 a 69 anos. Os resultados saem em 30 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *