Com muita música, figurino temático e comida regional, a Rede Municipal de Educação teve o segundo fim de semana de festas juninas. Neste mês dedicado à cultura nordestina, as escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil aproveitaram as comemorações para trabalhar as mais variadas tradições locais. Neste sábado (15), as festividades contaram com a presença da secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, e da equipe de assessores, diretores de departamentos e chefias de setor da SME-Natal.
A secretária Cristina Diniz destacou a importância das festas juninas no ambiente escolar. “Essas celebrações são fundamentais para manter viva a nossa cultura e proporcionar momentos de alegria e integração para nossos estudantes e seus familiares. Ver a dedicação de cada criança e estudante nas danças e apresentações é gratificante e mostra o quanto os eventos são significativos para toda a comunidade escolar”, destacou a titular da SME-Natal.
As festas juninas nas unidades de ensino contaram com diversas atividades, incluindo quadrilhas, comidas tradicionais e brincadeiras, proporcionando uma experiência completa e animada para todos os presentes. A participação ativa das crianças e estudantes e a dedicação dos professores e funcionários foram elementos chave para o sucesso das festividades, que também contaram com muitas apresentações.
O pai de Diniz de Oliveira Gomes, do nível IV, do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, Yvison de Araújo Gomes, expressou o entusiasmo com a festa. “É maravilhoso ver meu filho participando dessas celebrações. As festas juninas na escola são um momento de muita alegria e interação para as crianças. É emocionante ver como elas se envolvem e aprendem sobre nossa cultura de forma tão divertida”, citou o pai.
A diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Navarro G. Fernandes, também compartilhou suas impressões sobre as festas juninas. “Os eventos são essenciais para o desenvolvimento das nossas crianças. As festas juninas nas escolas proporcionam uma oportunidade única de aprendizado cultural, socialização e diversão. É maravilhoso ver o entusiasmo e a alegria das crianças ao participarem das atividades. Nosso objetivo é sempre promover uma educação que vá além da sala de aula, valorizando as tradições e a cultura local”, destacou a diretora do DEI.
Já na tarde do domingo (16) foi a vez do tradicional Arraiá do Toinho, no CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros, situado no Conjunto Santarém, bairro Potengi. Este ano o tema foi “Ser Criança no Meu Nordeste: entre contos, recontos e encantos”, e a comunidade escolar prestigiou o evento contando com a participação de aproximadamente 380 crianças, além de familiares.
A gestora pedagógica do CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros, Fabiana da Silva Pereira comentou a escolha do tema. “Estamos resgatando a nossa cultura, trazendo para as crianças o que as famílias passam de geração em geração, valorizando a nossa cultura nordestina, abordando o vocabulário e as expressões regionais, a culinária de comidas típicas e o artesanato local. É um evento para toda a comunidade”, disse. O Arraiá do Toinho contou ainda com apresentação do cantor de forró Renan Moral, ex-vocalista da banda Ferro na Boneca e teve como representante da SME-Natal, o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Daniell Rendall.
Neste final de semana os arraiás aconteceram nos CMEIs: Professora Maria das Graças Mota, Frei Damião, Irmã Dulce, Clara Camarão, Professora Marilanda Bezerra Paiva, Professora Carmem Fernandes Pedroza, Santa Mônica, Professora Maria da Piedade de Melo e Silva, Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, Professora Stella Lopes da Silva, Professora Maria de Nazaré da Costa Galvão, Padre João Perestrello, Professora Darilene Brandão Martins, Maria Celoni Campos, Padre Sabino Gentille, Bom Samaritano, José Alves Sobrinho, Professora Antônia Fernanda Jalles, Professora Maria Eunice Davim, Professora Rosalba Dias de Barros, Professor Antônio Gurgel de Medeiros, e nas escolas municipais Professor Laércio Fernandes Monteiro, Professor Waldson José Bastos Pinheiro e Juvenal Lamartine.
Deixe um comentário