Rede Municipal de Ensino inicia Ano Letivo de 2022.

Redação/Blog Elias Jornalista

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu oficialmente nesta quinta-feira (24) o Ano Letivo de 2022 na Rede Municipal de Ensino. A abertura aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira, localizado na Rua Doutor Nilo Bezerra Ramalho, 41 Morro Branco, às 8 horas, com presença da titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, e da equipe pedagógica da Secretaria.

De acordo com a titular da Educação, professora Cristina Diniz, o ano letivo deste ano está iniciando nos 74 Centros Municipais de Educação Infantil e nas 72 escolas de Ensino Fundamental, com praticamente todas as unidades atendendo os estudantes de forma 100% presencial. Apenas 14 unidades que passam por adequações estruturais estão em atividade remota. “O ano passado ainda havia um rodízio de estudantes devido à pandemia, como os índices melhoraram e a situação está mais tranquila, nós estamos retornando de forma totalmente presencial”, justificou a professora Cristina Diniz.

Ainda segundo a secretária, a Rede Municipal tem hoje mais de 55 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, com profissionais qualificados e comprometidos com a educação pública de qualidade. “É uma alegria enorme para nós que integramos a Educação de Natal iniciar o ano letivo de 2022, conforme o calendário escolar planejado pela SME-Natal”, reforçou Diniz.

Quem estava ansiosa para esse momento de início das aulas era a mãe de Samuel Ferreira (3 anos), Sirleide Ferreira, que contou sobre sua expectativa para o começo da etapa infantil escolar do seu filho. “Samuel vai estudar pela primeira vez. Como mãe, estou com o coração apertado, mas bastante confiante que tudo dará certo. As primeiras impressões foram as melhores, fomos bastante acolhidos pela equipe do CMEI e também observei que a unidade é bastante organizada”. Já Samuel neste primeiro dia de adaptação, brincou no parque, lanchou e conheceu a sala de aula ao lado dos pais. Ele falou estar animado para estudar no CMEI Carla Bandeira. A família de Samuel mora no bairro Morro Branco.

Diretoras, educadoras infantis e funcionários do CMEI Profª Carla Aparecida A. Bandeira acolheram pais, familiares e crianças para o primeiro dia de aula.  A gestora pedagógica Monica Rodrigues C. da Silva, ressaltou que a preparação para o retorno escolar aconteceu com empolgação e alegria, e com toda a equipe bastante comprometida. “Realizamos o planejamento com convicção que todas as atividades são importantes para as crianças. A nossa missão é cuidar das crianças oferecendo uma educação pública e de qualidade. Estamos bem felizes com esse retorno 100% presencial”.

Já a gestora administrativa Tércia Costa Cavalcanti disse que continuam seguindo com as medidas de segurança, e quanto ao uso de máscara é a utilização ser facultativa, de acordo com as orientações do decreto da Prefeitura do Natal. O CMEI possui 80 crianças matriculadas, ainda com algumas vagas disponíveis. Funciona das 07h às 11h e das 13h às 17h, atendendo as turmas de Berçário II e níveis I ao IV da Educação Infantil.

Já na Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no bairro Pitimbú o retorno aconteceu para os 702 estudantes matriculados do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A diretora administrativa Mintza Idesis Jácome Bezerra contou um pouco como foi o primeiro dia de aula. “É com muito prazer e satisfação que nossa equipe recebe os alunos. É um recomeço com algumas medidas mais flexíveis em relação à pandemia, mas com o mesmo cuidado de sempre. Recebemos boa parte da comunidade escolar, fizemos a acolhida na quadra com os alunos, pais e responsáveis, falamos sobre as regras da escola, sobre os ônibus itinerários e em seguida encaminhamos os alunos para a sala de aula. A nossa escola está preparada, pois, se organizou com antecedência. É um dia de alegria e emoção receber a comunidade escolar novamente”, finalizou a gestora.