Membros do consulado francês no Brasil estiveram nesta terça-feira (11) em Parnamirim para visitação das instalações da Air France no Centro Cultural Trampolim da Vitória, sediado no antigo aeroporto internacional Augusto Severo. O encontro, iniciado às 14h30, foi acompanhado pelo Estado-Maior, pelo prefeito Rosano Taveira, pelo deputado estadual Taveira Júnior e pelos demais membros envolvidos na rota do turismo cultural do município, e se estendeu por toda a tarde.
A visita começou nas instalações do CCTV, local que enaltece as tradições aeronáuticas do campo de Parnamirim, sendo também um centro de atividades culturais que resgata o valor histórico de fatos da Segunda Guerra Mundial e a atuação do Trampolim da Vitória para o sucesso dos aliados contra o Eixo. O espaço se propõe a ser um lugar agradável e educacional, além de ponto turístico importante para o município e para a história do Brasil.
O Chefe do Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França em Brasília, François Legue, e o Cônsul Geral Interino do Consulado Geral da França em Recife, Jérémie Faucon, elogiaram a preservação das instalações da Air France em Parnamirim e aproveitaram o encontro para conhecer o Museu Jean Mermoz, um complexo museológico composto por prédios históricos na Base Aérea Norte de Parnamirim que traz traços da memória da aviação brasileira, e a antiga Escola de Base, que será reestruturada no final deste ano, segundo planejamento divulgado.
Para o deputado Taveira Júnior, a visita das autoridades demonstra um imenso interesse em fortalecer e estreitar os laços entre os dois países, uma vez que a cidade surgiu com a chegada dos franceses em seu território. As edificações mantidas no município pertenciam a companhia de aviação aérea Aeropostale, que anos mais tarde viria a se chamar Air France. A instalação do campo de pouso na região é o marco inicial da história de Parnamirim.
Deixe um comentário