Marca Maxmeio

Postado às 13h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Raiane Miranda/Governo RN.

Representantes de instituições financeiras do Nordeste discutiram acesso à linha de crédito a ser lançada pelo Governo Federal.

O acesso das instituições financeiras do Nordeste a uma linha de crédito a ser disponibilizada pelo Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foi o principal tema da reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (02) no Rio Grande do Norte, na Escola de Governo, no Centro Administrativo Estadual. O encontro fez parte da agenda do Consórcio do Nordeste no RN.

A linha de crédito ainda a ser anunciada em detalhes e em caráter oficial pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, contará com um aporte de cerca de R$ 20 bilhões na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para financiamento a projetos e inovação para as empresas brasileiras.

“Será disponibilizado dinheiro farto e ‘muito barato’ para mudar a economia do país e gerar emprego. A nossa reunião, muito proveitosa, iniciou o processo que vai permitir que as agências de fomento da região busquem o enquadramento necessário e o Nordeste possa ter acesso a esses recursos. Vamos mudar a economia, modernizar a economia e gerar ainda mais empregos nessa região tão querida do Brasil”, afirmou Celso Pansera, presidente da Finep.

Eleito recentemente para presidir a Associação Brasileira de Desenvolvimento, Pansera foi recebido antes da agenda do dia pela governadora Fátima Bezerra que conversou sobre financiamento ao empreendedorismo, a Agência de Fomento do RN e o contexto econômico nacional.

A Agência de Fomento, responsável pela organização do encontro, foi representada pela diretora-presidente Márcia Maia, além dos diretores Administrativo-Financeiro e Operacional, Juliano Porciúncula e Edilson Fernandes, respectivamente.

Márcia comemorou a notícia, destacou a importância da integração das agências de fomento da região, fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no Nordeste e o acesso a novos fundings para execução de linhas de crédito que alcancem empreendedores em toda a região.

“Ficamos muito felizes com a informação de que os recursos serão disponibilizados em breve. A constituição de novas fontes de financiamento com perfis distintos é fundamental para que as próprias agências possam dinamizar a atuação, em especial, com a parceria da Finep que pode colaborar inclusive com o processo de capacitação de nossos colaboradores”, ressaltou Márcia Maia, que também foi eleita recentemente para compor a diretoria da ABDE.

Uma nova reunião de trabalho será realizada nos próximos dias para sistematizar a parceria entre a Finep e as agencias de fomento da região. O próprio Consórcio Nordeste deve integrar a força-tarefa para auxiliar no processo de integração das agências. Glauber Paiva, chefe de gabinete do Consórcio, ressaltou o primeiro encontro realizado nesta sexta. “É o primeiro passo para o entendimento junto a Finep por parte das agências para construir um caminho”, comentou.

A Piauí Fomento teve o diretor-presidente Feliphe Araújo como representante, enquanto a Desenvolve Alagoas foi representada pelo diretor-presidente Eduardo Brasil. Pelo estado do Maranhão, participou Leilivania da Silva e, pelo Ceará, Raimundo Osman.

Participaram ainda da reunião, Luiz Carlos Everton, secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o subsecretário de Programa do Consórcio, Pedro Lima, além de Gilton Sampaio, diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *