Ranking divulgado pelo CLP coloca o RN na 6ª posição em comparação aos outros 26 estados e o Distrito Federal
O estado do Rio Grande do Norte está entre os primeiros colocados no Ranking de Competitividade dos Estados divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) no que diz respeito ao apoio a empreendimentos inovadores. O estado potiguar está na 6ª posição em comparação aos outros 26 estados do país, mais o Distrito Federal.
O CLP, que se denomina uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, observou o número de Aceleradoras, Incubadoras, Parques Tecnológicos e Parques Científicos associados à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para chegar ao resultado. A divulgação do ranking demonstra o trabalho feito pelos estados para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador nas suas regiões.
Gilton Sampaio, diretor-presidente da FAPERN (Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN), afirma que o carro-chefe para esse resultado é o PAX (Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo), localizado em Macaíba. “Ele foi implantado inteiramente via Governo do Estado. Foi um grande investimento para sua instalação em Macaíba, e depois para fazer funcionar, via FAPERN/FUNDET”, diz. A parte disso, Gilton também comenta do apoio da FAPERN para financiar incubadoras.
O PAX trabalha na articulação entre indústria, mercado, instituições de ensino, fomento à pesquisa científica, empresas e governos. Sua área de atuação é energia (renovável e não renovável), saúde e indústria 4.0 – desenvolvimento tecnológico em energia; prevenção, reabilitação em saúde e tecnologias assistivas; e manufatura avançada, com foco em Big Data, Internet das Coisas, inteligência artificial e tecnologia aeroespacial. Seu objetivo é estimular o ambiente de ciência, inovação e sustentabilidade, e fortalecer a relação entre academia, mercado e sociedade.
Deixe um comentário