Redação/Blog Elias Jornalista
Anúncio foi feito na reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar, realizada em Salvador-BA, que antecedeu à abertura da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
A decisão de sediar a I Feira da Agricultura Familiar do Nordeste na capital do Rio Grande do Norte, no período de 15 a 19 de julho de 2022, foi tomada durante a última agenda de trabalho do ano de 2021 da Câmara Temática da Agricultura Familiar, realizada nesta quarta-feira (15), em Salvador-BA. Na ocasião, foi apresentado à coordenadora da Câmara Temática, governadora Fátima Bezerra, e ao presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias (Piauí), o relatório com o balanço das ações desenvolvidas pelo Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar em 2020 e pela Câmara Temática em 2021.
A agenda foi realizada de forma híbrida (virtual e presencial). A chefe do Executivo estadual participou virtualmente da reunião, enquanto que o secretário de estado Alexandre Lima (do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar) representou o Rio Grande do Norte presencialmente. Durante o encontro, foi discutida a retomada do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar, Rede de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) Nordeste da Agricultura Familiar e sobre a implantação dos SUSAFs Estaduais (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte).
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da Câmara Temática e do Fórum como instrumento de articulação e integração das políticas públicas da agricultura familiar do Nordeste, e ressaltou a contribuição do estado do Rio Grande do Norte em ações exemplares como é o caso do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Pecafes). “Desenvolver políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar no Rio Grande do Norte tem sido umas das prioridades no meu governo, basta ver o trabalho que estamos fazendo, com a implementação de diversas políticas como o Pecafes, o Programa Estadual de Sementes Crioulas, o CredMais, o Gente do Campo, dentre tantas outras ações concretas voltadas ao setor que é responsável pela produção de mais de 70% da alimentação que chega à mesa dos brasileiros e das brasileiras”, enfatizou.
Na oportunidade, os gestores da agricultura familiar dos nove estados nordestinos participam da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que foi aberta oficialmente no final da tarde deste dia 15 e segue até 19/12. “A partir da experiência da Bahia, o Consórcio Nordeste decidiu realizar a I Feira da Agricultura Familiar do Nordeste em na cidade de Natal/RN”, afirmou o secretário Alexandre Lima.
No relatório anual apresentado na reunião da Câmara Temática, o titular da Sedraf-RN apresentou o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (SIRAF-NE), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), que teve origem no Rio Grande do Norte para subsidiar o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes). “O Siraf é uma experiência inovadora porque unifica uma base de dados que era totalmente dispersa. Com o Siraf, existe uma base integrada de todo o Nordeste. Ou seja, o que é ofertado no Rio Grande do Norte pode se juntar com o que é ofertado no Maranhão, Piauí e Ceará, e ter uma venda única”, explica.
Acompanham o gestor na capital baiana o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), César Oliveira, o coordenador de acesso a mercados, Emerson Cenzi, e a coordenadora de políticas para mulheres e juventude, Gabrielly P. Sousa, da Sedraf-RN.
Deixe um comentário