Marca Maxmeio

Postado às 16h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Unidade de Mossoró RN com 12,3 mil metros quadrados e capacidade de até 208 presos em celas individuais foi inaugurada em 2009.

Dois presos conseguiram escapar do Presídio Federal de Mossoró, no Oeste potiguar. Esta foi a primeira fuga de uma unidade federal de segurança máxima já registrada no país. Os nomes dos detentos e a forma como eles conseguiram fugir não foram revelados.

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN confirmou que foi solicitado apoio para o presídio, e que o apoio está sendo dado, porém, qualquer detalhe sobre como ocorreu a fuga deve ser tratado diretamente com o Sistema Prisional Federal.

Os presos seriam do Acre e teriam envolvimento com o narcotráfico internacional. Um deles, inclusive, possui extensa ficha criminal, já sendo autuado e preso por assaltos, furtos, roubos, homicídio e latrocínio. Antes de ser preso pela última vez, em 2015, vinha praticando crimes na fronteira entre o Acre e a Bolívia.

Os dois presos, ainda de acordo com informações extraoficiais, teriam sido transferidos para Mossoró após terem se envolvido com uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, fato ocorrido no dia 26 de julho de 2023. Na ocasião, um agente penitenciário quase foi morto.

O governo do estado do Rio Grande do Norte emitiu uma Nota Oficial

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Segurança da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), juntamente com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP/RN), vêm a público informar que estão dando total apoio ao Sistema Prisional Federal, inclusive com o emprego de patrulhamento aéreo, por meio do helicóptero Potiguar 02, que já está em Mossoró, enquanto o Potiguar 01 permanece em Natal.

Importante destacar que o Governo do Estado já fez contato com as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para a realização de ações integradas de reforço policial nas divisas entre os estados.

O Governo do RN acrescenta que, desde 2021, o Sistema Penitenciário Potiguar não registra fugas em suas unidades prisionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *