Sant’Ana: festa pelo reencontro é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Abertura da 214ª em Currais Novos aconteceu neste sábado (16), com a realização de procissão e retomada da 26ª Feirinha Gastronômica de Santana
“É tempo de reencontro”. Com esse sentimento, após dois anos sem realização presencial, foi aberta, neste sábado (16), a 214ª edição da Festa de Sant’Ana, no município de Currais Novos. Milhares de potiguares e devotos de diversas gerações se reuniram na Procissão de abertura da festa reconhecida este ano pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte a partir de 12 de julho.
A medida foi oficializada com publicação da Lei nº 11.198 no Diário Oficial do Estado (DOE). O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa em junho e o Projeto de Lei é de autoria do deputado Ubaldo Fernandes.
A data marcou também a retomada da 26a Feirinha Gastronômica de Santana, uma das maiores atrações dos festejos à padroeira da região do Seridó, numa realização da Paróquia de Sant’Ana e a Prefeitura de Currais Novos.
“Depois de dois difíceis anos, a feirinha de Santana é retomada em grande estilo. Uma festa popular que começa de meio-dia e vai até a meia-noite do dia de hoje. Então, nós estamos muito felizes aqui com a festa que representa todo o povo do Rio Grande do Norte. Uma mostra do que nossa terra tem pra todo o estado e para o Seridó”, afirma o prefeito do município de Currais Novos, Odon Júnior.
A expectativa, segundo o gestor, é que a festa de Sant’Ana 2022 seja a maior já realizada no Estado. Além da feirinha, a programação, que se estenderá até dia 26 de julho, contempla atividades religiosas, sociais e culturais, como a Cavalgada, feita nesta sexta (15); Festa do Agricultor (18); Noite Gastronômica (21); Festival Cultural de Sant’Ana e Exposição de Arte Sacra “Chico Santeiro” na Casa da Cultura (18 a 22).
A santa padroeira da região, que além de Caicó também engloba os municípios de Currais Novos e Santana do Seridó é a responsável por unir famílias e amigos, grupos e devotos, de diferentes gerações.
Deixe um comentário