Redação/Blog Elias Jornalista
Governo do RN está investindo quase R$ 10 milhões em equipamento que vai atender a mais de 10 mil pessoas
A população, os visitantes e os turistas de São Miguel do Gostoso vão usufruir do município com mais conforto e saúde. O sistema de abastecimento e distribuição de água que vem sendo implementado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, está próximo de ser concluído. Com mais de 60% das intervenções executadas, a expectativa é de que o benefício, que vai atender a mais de 10 mil pessoas, chegue à população em julho de 2021.
O Poder Executivo estadual está aplicando R$ 9,9 milhões, viabilizados pelo empréstimo estatal junto ao Banco Mundial, para que a água chegue às torneiras da cidade com qualidade e em quantidade necessária. A parte de implementação das tubulações já foi concluída. No momento o reservatório elevado (400 m³) e a estação elevatória estão sendo construídos e os dois poços estão sendo perfurados.
“Todos os dias quando passo e vejo o avanço das construções, meu coração se enche de alegria. Essa obra, que há tanto tempo esperávamos, trará uma mudança para melhor na vida de todos nós, moradores, empreendedores e, claro, para os nossos turistas”, pontuou a dona de pousada, Fabíola Ribeiro de Brito, que vive há 47 anos na cidade, e sofre com a falta de qualidade da água.
“Para se ter uma ideia, a água que recebemos hoje em nossas torneiras não serve para a cozinha, nem para lavar roupas; banho, então, nem se fala. Essa água sequer permite que shampoos e sabonetes façam espuma”, confessou.
A reestruturação vai atender desde a captação à adução e reserva da água, culminando em sua distribuição e ligação até as residências. A necessidade se deu diante da ineficiência do atual sistema de abastecimento da cidade – gerido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) – e da impossibilidade da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) administrar o esgotamento sanitário entregue na gestão anterior, uma vez que a gestão de água era ineficaz.
“Para que a Caern tenha condições de administrar o sistema de esgotamento é preciso que seja fornecido água a essas pessoas. Como num ciclo, um serviço depende do outro. Agora sim, em parceria com a companhia, levaremos um abastecimento eficaz, promovendo melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, além de potencializar as atividades econômicas que predominam na região, como o turismo, que é uma das principais indústrias do RN”, comemorou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, que completou: “Em um primeiro momento, o andamento das obras sofreu com uma questão de dominialidade do terreno onde a estação seria construída, mas numa força tarefa junto às secretarias de Estado de Educação e de Planejamento e Finanças, com apoio da Procuradoria Geral do Estado, a questão foi resolvida, sem que houvesse danos à execução”.
Empresária do ramo de hospedagem e filha de fundadores da cidade, Ana Maria Neri é outra que comemora o benefício que finalmente está chegando à cidade que se tornou um dos pontos turísticos mais badalados do país: “Além de trazer água boa de verdade para a nossa gente, esse novo sistema vai possibilitar que o próprio saneamento funcione adequadamente. Tudo isso promoverá grandes e positivas mudanças para os filhos de Gostoso, como eu, e todos que visitarem nosso paraíso. A expectativa é grande”, finalizou.
Deixe um comentário