Marca Maxmeio

Postado às 21h09 CidadePlantão Nenhum comentário
Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com A economia do Rio Grande do Norte voltou a ser assunto de pronunciamento do deputado Kelps Lima (Solidariedade) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (6), o parlamentar chamou a atenção para os efeitos do fechamento da última fábrica das Alpargatas no Rio Grande do Norte. Unidade de produção ficava na cidade de Nova Cruz, e tinha quase 400 funcionários contratados. Kelps solicita atenção do Governo do Estado para a situação. “São quase 400 empregos que o município de Nova Cruz perde com o fechamento das Alpargatas, o que gera impactos econômico e social, além de afetar a arrecadação da prefeitura e o comércio local. Espero que o Governo veja alternativas para essa situação”, disse Kelps Lima. Para o deputado, o Rio Grande do Norte não produz um ambiente econômico favorável e faz um apelo ao Governo para que tente remediar a situação e estude alternativas para o desemprego na região. “A economia não está em pauta no RN e nenhuma empresa fica em um ambiente sem condições de negócios. A economia do Estado não pode ser sustentada pelo dinheiro público. Discutir a economia é debater a sustentabilidade da sociedade”. Kelps Lima destaca que se não for feito nada pelo município de Nova Cruz a violência vai aumentar por causa do desemprego. Em aparte, a deputada Márcia Maia (PSDB) reforçou a preocupação com o aumento da violência e disse que é preciso investir nas políticas de prevenção. “Agosto foi o mês mais violento da história do Rio Grande do Norte e a população está desesperada. Temos que nos preocupar com o fortalecimento da economia para reduzir essa insegurança”. (Foto: Eduardo Maia).

Kelps chama a atenção para os efeitos do fechamento das Alpargatas no RN. (Foto: Eduardo Maia).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Setores da Assembleia Legislativa se instalaram, na manhã desta quarta-feira (6), no bairro das Quintas, em Natal, oferecendo serviços de saúde e orientações sobre o Direito do Consumidor à população. A iniciativa, que conta com a participação do programa “Saúde Pelo RN” e da unidade móvel do Procon Legislativo, integra a Casa às comemorações dos 300 anos da comunidade, celebrados durante o mês de setembro.

“A partir deste ano, a Assembleia Legislativa iniciou uma série de ações itinerantes de promoção e acesso à saúde, por meio do ‘Saúde Pelo RN’. Hoje, estamos recebendo pessoas das Quintas que não conseguem atendimento médico no bairro ou precisam de alguma especialidade”, explica Tiago Almeida, médico da Casa que coordena o programa, instalado na Escola Estadual Graciliano Lordão.

Estão sendo oferecidas consultas de Clínica Médica, Ortopedia e Nefrologia, além de atendimentos com nutricionista e de enfermagem. Marineide Carla, de 47 anos, foi uma das beneficiadas com a iniciativa. “Aproveitei a oportunidade, pois estava precisando de uma consulta médica e sabia que hoje encontraria um especialista”, disse ela, que ficou sabendo da ação pelo filho, que estuda na escola. Carros de som também foram utilizados para informar à comunidade.

O Procon do Legislativo foi igualmente instalado no bairro das Quintas, ao lado da Escola Municipal Ferreira Itajubá. Por meio da sua unidade móvel, o setor está prestando orientações aos consumidores da comunidade sobre a resolução de conflitos provocados pela aquisição de produtos ou pela contratação de serviços.

“Também estamos resolvendo algumas questões, por telefone mesmo, para dar agilidade e o consumidor já deixar o Procon do Legislativo com o problema resolvido”, conta Dary Dantas, coordenador do setor. Segundo ele, os serviços de telefonia móvel e fixa estão liderando os atendimentos nas Quintas, seguidos de demandas relacionadas à oferta de água e de energia.

Os atendimentos do “Saúde Pelo RN” e da unidade móvel do Procon Legislativo acontecem até o início da tarde de hoje e qualquer pessoa da comunidade pode acessá-los. As duas escolas estão localizadas na Rua dos Pêgas, uma das mais tradicionais do bairro, que celebra seu tricentenário em 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *