Redação/Blog Elias Jornalista
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), realizou na tarde desta terça-feira (12), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Parnamirim, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Parnamirim.
A Conferência tem como objetivo fortalecer e garantir políticas públicas, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS), os cuidados de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos. Neste primeiro dia, o evento contou com a abertura da Banda Trampolim da Vitória, sob a regência do Maestro França, e logo depois foram iniciadas as palestras, apresentações e debates.
Estiveram presentes a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo e sua adjunta, Luciana Guimarães, equipes da rede de saúde municipal, representantes do legislativo e convidados. Durante o evento, foi falada a importância do cuidado com a saúde mental, que assim como o corpo, que necessita de atenção, para que doenças físicas não sejam desenvolvidas, a saúde mental também precisa de atenção especial.
A Secretária da pasta, Terezinha Rêgo, fala sobre os próximos passos e planejamento quanto ao trabalho em saúde mental.”Já realizamos três grandes reuniões antecedentes a essa, sendo em Pirangi, com a área de Pium, e outras duas centralizadas, de modo que escutamos a população de Parnamirim em relação às dificuldades e sugestões em saúde mental para o município. Da Conferência Municipal, partiremos para a estadual. Neste momento, estamos discutindo dentro de um contexto regionalizado, onde trabalhamos com outros quatro municípios que compõem essa região de saúde”, disse.
“Entre nossos desejos e propostas, serão executados dentro de Parnamirim, em execução ao nosso Plano Municipal de Saúde, e outros a nível estadual. Teremos representação do nosso município em proposição nacional. É uma política que mais do que nunca, evidencia-se a necessidade de organizar essa linha de cuidado em saúde mental”, completou.
A Conferência Municipal de Saúde Mental segue acontecendo até amanhã, com início às 8h, no auditório do IFRN, Campus Parnamirim.
Deixe um comentário