A exposição “Além do Imaginário: A arte popular potiguar, antes e depois de Xico Santeiro”, que está acontecendo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, recebeu nesta quarta-feira (19) a visita da atual secretária de Cultura da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça, Joara Oliveira, e a ex-secretária da pasta, Cleide Panca. A mostra teve início no último dia 10 e será encerrada na próxima sexta-feira (21).
O objetivo da visita foi reunir informações em torno do ilustre conterrâneo, considerado o primeiro artista potiguar a ser reconhecido nacional e até internacionalmente. “É um grande prazer conhecer um pouco mais sobre a obra de Xico Santeiro, que é natural de Santo Antônio, e ver esse reconhecimento a um conterrâneo nosso é muito gratificante”, disse Joara Oliveira.
A secretária municipal revelou que o objetivo é realizar ações na cidade para divulgar na região o trabalho de Xico Santeiro. A ex-titular da pasta revela ainda a expectativa de erguer um museu em homenagem ao artista. “Esperamos encontrar formas para que o trabalho dele seja contemplado”, disse.
O curador da exposição, Alexandre Gurgel, ressaltou a importância da visita das representantes de Santo Antônio do Salto da Onça. “Estão recebendo informações para enriquecer ainda mais a cultura da cidade. Xico Santeiro ainda é um nome pouco conhecido na terra onde nasceu e com isso se poder, por exemplo, criar um equipamento turístico para enaltecer este filho ilustre”, destacou.
A exposição conta com 23 peças de Xico Santeiro (1898-1966), e é a primeira a apontar o artista como um divisor de águas para a arte popular. Ao todo, são mais de 80 objetivos expostos, produzidos por mais de 30 artistas catalogados. São peças raras da pré-era Xico Santeiro datadas entre os séculos XVIII e XIX.
Deixe um comentário