Secretaria de Educação do RN visita escolas para discutir redimensionamento da Rede Estadual de Ensino.

Secretaria de Educação do RN visita escolas para discutir redimensionamento da Rede Estadual de Ensino. (Foto: Ivan Barbosa).
Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura realizou uma agenda de visita às escolas estaduais de Natal para debater junto com a comunidade escolar o processo de Redimensionamento que a SEEC vem realizando na Rede Estadual de Educação, tendo por objetivo a qualidade das ofertas de ensino, preconizada no Plano Estadual de Educação.
Logo nas primeiras horas da manhã, a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, visitou a Escola Estadual Jean Mermoz, localizada no bairro de Bom Pastor, zona oeste da capital. Junto com gestores, professores, alunos, pais de estudantes, representantes de bairro e técnicos da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, a titular da Educação apresentou os objetivos do Redimensionamento, realizando um panorama de atividades que vem sendo executadas pela SEEC visando a melhoria da educação: “Um dos caminhos para a melhoria do ensino é personalizar os ambientes da escola, de acordo com as faixas etárias dos estudantes e as suas características. Para isso é necessário que cada escola ofereça a etapa ou modalidade de ensino que seja compatível com o que, historicamente, tem demonstrado ter maior afinidade. Nesse sentindo, o Redimensionamento contempla ações de acompanhamento às escolas, formação de acordo com as necessidades para contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino em cada unidade”.
A opinião dos educadores e membros das comunidades escolares de cada instituição são importantes nesse processo. Em alguns casos onde a escola entende que não é possível redimensionar suas turmas por questões plausíveis e coerentes, a SEEC respeita essa decisão mas orienta que a escola apresente um projeto pedagógico que contemple ações efetivas de melhoria do ensino, naquilo que compete à própria escola. Essa situação ocorreu na Escola Jean Mermoz, onde ficou definido que a coordenação da escola apresentará esse projeto para o próximo ano letivo.
Outras três escolas foram visitadas na manhã desta quarta-feira: a secretária adjunta de Educação do RN, professora Mônica Guimarães esteve dialogando com a Escola Estadual José Fernandes Machado, no bairro de Ponta Negra. A diretora da 1ª Regional de Educação e Cultura do RN, professora Carmem Lúcia, participou de reunião com alunos e professores da Escola Estadual Castro Alves, em Lagoa Nova. A educadora Rosângela Oliveira, coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, também realizou visita com o objetivo de debater o Redimensionamento da Rede Estadual de Educação, ela esteve na Escola Estadual Dinarte Mariz.
A secretária Cláudia Santa Rosa explica que o cronograma de visitas é voltado para ouvir as escolas e discutir, além do redimensionamento, os ajustes necessários para o fortalecimento das mesmas de modo que avancem na qualidade do ensino. Alerta que o objetivo não é o fechamento de escolas, tampouco mudar o professor de um município para outro.
O redimensionamento também contempla a definição das escolas que ofertarão tempo integral, meta dos planos nacional e estadual de educação.
As visitas seguem nesta quinta e sexta-feira, tanto na capital do Estado como nas cidades de Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, dentre outros municípios potiguares.
Informações à imprensa:
Jorge Ivan Barbosa
Coordenador da Assessoria de Imprensa da SEEC/RN
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN
3232-1324 / 98864-4630 / 99649-4887
Deixe um comentário