Marca Maxmeio

Postado às 21h09 CulturaPlantão Nenhum comentário

Dias 28 e 29, um espetáculo com muita dança, canto e atuação fruto da primeira experimentação do Núcleo Potiguar de Criação em Teatro Musical –  O CRIÔ.

Após o grande sucesso na temporada de estreia, com duas sessões esgotadas em um mês de antecedência, o palco da Casa da Ribeira vai receber, mais uma vez, nos dias 28 e 29 de setembro, “A MOSTRADA”, um espetáculo com muita dança, canto e atuação, resultado de uma primeira experimentação do Núcleo Potiguar de Criação em Teatro Musical – o CRIÔ. Um coletivo engajado em movimentar o mercado artístico potiguar com um trabalho de qualidade, feito por jovens artistas.

 

A apresentação terá fragmentos de clássicos como Chicago (de John Kander e Fred Ebb), O Despertar da Primavera (musical de Steven S. Dunkan Sheik, baseado na obra de Fred Wedekin), Morte e Vida Severina (com poemas de João Cabral de Melo Neto e músicas de Chico Buarque), A Ópera do Malandro (de Chico Buarque), Rent (de Jonathan Larson) e Les Misérables (musical de Claude-Michel Schönberg baseado no romance de Victor Hugo), entre vários outros. Um pouco mais de uma hora de uma viagem pelos consagrados espetáculos de teatro musical nacional e internacional.

 

Quem assina a direção é Dudu Galvão e Rogério Ferraz. A mostra é um primeiro passo de um projeto continuado de pesquisa e experimentação, dentro do universo do teatro musical e conta hoje com 30 componentes, além do músico pianista Anderson Trajano, que também estará no palco acompanhando o elenco ao vivo em todos os números, ao lado do percussionista Well Jr.

 

Ingressos à venda

Dia: 28/09, às 20h https://www.sympla.com.br/evento/a-mostrada-28-set/2600028

Dia: 29/09, às 19h https://www.sympla.com.br/evento/a-mostrada-29-set/2600030

 

Conheça o projeto

 

Em setembro de 2023, o ator, cantor e diretor de espetáculos Dudu Galvão organizou em Natal um projeto de formação em teatro musical no intuito de fomentar um espaço de troca artística para estudantes de artes cênicas, amadores e profissionais, incluindo os amantes e interessados na área. Os encontros acontecem na sala do Grupo Estação de Teatro, situada no TECESOL, um espaço de efervescência cultural no bairro de Neópolis que sedia diversos grupos teatrais da cidade. Com aulas de teatro, canto e dança, nascia de forma independente a primeira turma da Oficina Prática de Teatro Musical, um espaço democrático de ensino e formação para a cidade de Natal. Desde então, cerca de cem alunos já passaram por turmas mensais para lá de diversas.

 

Consolidado o interesse pelas aulas, Dudu convida dois outros nomes para juntos conduzirem as novas turmas em 2024: o ator e diretor Rogério Ferraz, parceiro de longa data; bem como o pianista Anderson Trajano, que contribui na função de co-repetição das músicas trabalhadas em sala, interpretando-as ao vivo durante as aulas.

 

O sucesso é tanto que muitos dos alunos e alunas se mostram dispostos a participar de um núcleo de pesquisa continuada em teatro musical. É a partir do crescimento da procura por mais aulas, e da vontade de continuar pesquisando junto aos condutores da Oficina, que surge o CRIÔ, um espaço de formação mais avançado com o foco na criação de números musicais e espetáculos teatrais para apresentar em teatros e espaços culturais da cidade. A palavra que intitula o núcleo é inventada, e vem da mistura de duas outras: CRIAR + GRIOT, dois mestres contadores de histórias em diversas culturas, termo que se une ao espírito dessa turma que se juntou cheia de criatividade pulsante e vontade de contar boas histórias, cantando e dançando.

 

As aulas acontecem desde abril de 2024, mantendo o direcionamento para o treinamento artístico nas três valências do teatro musical. O trabalho agora conta com carga horária estendida, no intuito de aperfeiçoar aspectos da preparação para a cena, além de abrir espaço para estudos individuais e audições simuladas, tendo em vista que Natal ainda não possui um grande mercado de teatro musical, o que faz muitos artistas viajarem para fazer suas audições em outras cidades. Essa troca visa colaborar na evolução do performer para se inserir no mercado de trabalho. A ideia é proporcionar aos artistas aprendizes um verdadeiro processo de montagem de espetáculos na prática através do contato com uma dinâmica de criação cênica que envolve desde a preparação corporal, treinamento de técnica vocal para voz falada e cantada, a exercícios e jogos dramáticos para a cena, material de repertório de teatro musical para estudo, e aprendizado individual e coletivo.

 

Ajude o projeto!

 

Realizado de forma totalmente independente e sem apoio ou patrocínios financeiros, a nossa segunda apresentação A MOSTRADA acontece na cidade contando exclusivamente da venda de ingressos. Caso você deseje colaborar, é possível comprar o ingresso nas categorias de doação, onde você também se torna apoiador do projeto, para que possamos realizá-lo da melhor maneira possível e como a cidade merece. A estrutura é de porte médio e são muitos detalhes de cenografia e figurino, iluminação, técnicos, sonorização, e etc., pois estamos cuidando com muito carinho para que o nosso público receba um verdadeiro espetáculo de teatro musical. Então, na hora da sua compra, fique atento ao descritivo do ingresso e, se puder, colabore com um pouco mais. Dessa forma você irá ajudar a preservar a existência do teatro, uma arte milenar que tem função fundamental para transformar a sociedade em lugar cada vez mais humano e sensível, além de movimentar a economia criativa da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *