Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Segundo Diversomos Day acontece neste sábado (29) no Largo da Cohabinal.

Com o apoio da Prefeitura de Parnamirim e das Secretarias de Cultura, Mulher e Direitos Humanos, Esporte Lazer, Segurança Defesa Social e Mobilidade Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Saúde acontecerá neste sábado (29) a partir das 18h, o II Diversomos Day, dia de luta nas buscas de politicas pública de direitos e reconhecido do Orgulho LGBTQIA+.

Com o tema “Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por Inteiro e não pela Metade”, a parada gay de São Paulo passou o recado para a sociedade brasileira e mundial sobre esse movimento que cresce a cada dia no Brasil e no Mundo na busca de reconhecimento em uma sociedade que ainda insiste em não ver essas pessoas, tornando-as invisíveis diante dos seus direitos e das politicas públicas como se essas pessoas não fizessem parte do todo.

Hoje existem LGBTQIA+ nas diversas camadas sociais desde médicos, advogados, políticos entre outras grandes profissões que contribuem para um país melhor igualitário, mas que ainda se deparam com determinados assuntos nas esferas e sociais e do seu dia – a – dia onde encontra o preconceito como resposta de uma sociedade que não entende esse universo, e nem faz questão de compreender que ali existe um ser humano como qualquer outro que faz suas escolhas, que acertam e que erram como qualquer um e tem uma família.

Nesse sentido o Diversomos Day será um dia em que os LGBTQIA+ de Parnamirim em sua diversidade vem para as ruas dizer que estão unidos na busca de reconhecimento de politicas públicas e de direitos que às vezes são negados.

A festa acontecerá neste sábado dia 29, no largo da Cohabinal a partir das 18h, com Shows de Priscila Braw, Isaque Galvão, Banda Corcel 2, Rayssa Gomes, Linda Prado, e terá apresentação do jornalista e locutor Marciano Costa. Durante o evento acontecerá a feira do Kbça e a presentação da quadrilha junina Guaporé e às 17h acontecerá uma mesa redonda onde serão debatidos diversos assuntos na busca de politicas públicas.

De acordo com a Coordenadora do projeto Diversomos, Kaline Basílio, a festa tem o objetivo de construção de politicas públicas na busca de direitos para as pessoas LGBTQIA+.

Curiosidade

A sigla representativa da comunidade gay já passou por diversas mudanças. Uma vez chamada de comunidade LGBT, atualmente ela já abrange mais letras, e hoje é correspondida pela sigla LGBTQIAPN+.

Essas mudanças na nomenclatura ocorrem porque somos uma sociedade em constante evolução, e estamos sempre buscando maneiras de compreender o ser humano e toda pluralidade que envolve as formas de ser e de amar. Dito isso, sabemos que essas alterações e nomenclaturas podem gerar bastante dúvida. Pensando nisso, preparamos uma breve explicação para ajudar você a entender o que cada letra da sigla LGBTQIAPN+ representa. Vem conferir!

L: Lésbicas

Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.

• G: Gays

Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.

• B: Bissexuais

Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.

• T: Transexuais

Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.

• Q: Queer

Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.

• I: Intersexo

Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.

• A: Assexual

Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.

• P: Pansexual

Pessoas que desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero.

• N: Não-Binário

Pessoas que não se identificam com nenhum gênero, que se identificam com vários gêneros, entre outras.

• +

O mais serve para abranger as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

Vale lembrar que apesar de ser a versão mais atual da sigla, ela pode sofrer modificações a qualquer momento à medida que os estudos de gênero e sexualidade se aprofundam cada vez mais.

A sigla, muito mais do que para colocar as pessoas em caixinhas e classificações, é uma ferramenta para ajudar a incluir e compreender a pluralidade do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *