Marca Maxmeio

Postado às 22h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Sandro Menezes – ASSECOM/RN

Evento conta com atividades educativas, culturais, técnicas e é aberto a toda a população

A Semana Estadual da Água 2025 foi lançada nesta segunda-feira (17), no Complexo Cultural da Rampa, com a presença da governadora Fátima Bezerra. A semana de eventos tem como tema central “proteção das águas potiguares”, e marca o início de uma jornada de promoção e conscientização sobre a importância da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos do RN.

A programação segue até 22 de março, dia mundial da água, proporcionando atividades educativas, culturais e técnicas, envolvendo a sociedade, especialistas e autoridades.

Comemorando a abertura da Semana da Água, a governadora Fátima Bezerra destacou a segurança hídrica do estado: “Avançamos muito nesses últimos anos e mostramos os resultados como o programa Água Doce, que recuperou mais de 90 equipamentos de dessalinização, garantindo que as famílias de comunidades do interior tenham acesso a água, o RN Mais Água, que trata da perfuração de poços e o programa açude mais seguros. Temos avançado cada vez mais e estamos chegando mais perto das comunidades,cuidando das pessoas, garantindo o abastecimento humano, animal, promovendo a plantação, a colheita. Isso tudo é resultado do trabalho do governo do RN”, disse.

“Ainda em abril, retornaremos o projeto do Barco Escola”, completou a governadora Fátima Bezerra, ao anunciar que junto com o IDEMA, o governo projeta o retorno do projeto que leva os estudantes de escolas públicas a passeios de navegação pelas águas do Rio Potengi, símbolo do estado do Rio Grande do Norte.

Emocionada, a governadora finalizou o discurso convocando a população do RN para a inauguração de Oiticica. “Vamos inaugurar o complexo hidrossocial da Barragem de Oiticica, o segundo maior reservatório hídrico do RN, e vamos garantir a dignidade do povo potiguar”, finalizou.

Paulo Varela, Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, comentou a proposta da Semana da Água do RN “teremos uma programação intensa, descentralizada e participativa, com atividades em todas as bacias hidrográficas do estado. Contaremos com o envolvimento direto da SEMARH, IGARN, IDEMA, CAERN, demais secretarias do governo, Comitês de Bacias e instituições parceiras, reforçando nosso compromisso com a gestão democrática e sustentável das águas potiguares”.

A Semana da Água de 2025 tem o patrocínio da ET Encalso, Quanta Consultoria, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), além do apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação José Augusto, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua), Sterbom e Receita Federal

Participaram da solenidade de abertura Procópio Lucena, diretor do IGARN; Auricélio Costa, secretário adjunto da SEMARH; Mary Land Brito, secretária da de Estado da Cultura; Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto; Íris Oliveira, secretária da SETHAS; Alexandre Lima, titular da SEDRAF; Cel. Araújo, secretário de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED; Cleonice Cleusa, subsecretária de Estado da Educação; Hugo Fonseca secretário adjunto da SEDEC, Coronel Alarico, comandante da Polícia Militar – PMRN; Ten. Coronel Rosalina, cmt da Ambiental.

Inauguração da Barragem de Oiticica

O Complexo Hidrossocial Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN), teve seu barramento principal concluído. Com capacidade para 742,6 milhões de metros cúbicos, segundo maior em volume do RN, o reservatório integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A obra custou R$ 893 milhões.

A grandiosidade da obra reside na tão esperada segurança hídrica para o Seridó, região com maior vulnerabilidade hídrica do estado, beneficiando diretamente 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas. É um passo significativo e um feito histórico para garantir o abastecimento de água no Rio Grande do Norte, fato importante para o desenvolvimento da região e para a dignidade das pessoas que lá habitam. Vale destacar que a obra não foi apenas a da barragem, mas também contemplou obras sociais como o complexo formado pela Nova Barra de Santana, que abriga moradores que se localizavam na área inundável da barragem, além das três Agrovilas onde estão assentados pequenos produtores e trabalhadores rurais.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 2025:

17/03: abertura oficial no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, apresentação do cenário hídrico do estado e atrações culturais.

18/03: trilha ecológica e mutirão de limpeza na nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá, além de exibições do projeto “Kurta na Kombi” em Lajes e Poço Branco.

19/03: Inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, com a presença do presidente Lula.

20/03: Eventos sobre segurança hídrica em Caicó, Portalegre e Coronel João Pessoa, incluindo a entrega do Selo Verde de Proteção da Nascente do Rio Coité.

21/03: Visita técnica à nascente do Rio Coité e trilha ao Rio Pinga, além da mesa-redonda “Água, Gênero, Interseccionalidade e Vulnerabilidade” e premiação do concurso “Inovação das Águas Potiguares”.

22/03: Encerramento com visita ao sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, incluindo trilhas e visita à Estação de Tratamento de Efluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *