Em parceria com o Governo Federal, IFRN e Governo do Estado, é lançada no Rio Grande do Norte a Semana Estadual da Juventude, com o tema “Oportunidades para Transformar”. Ocorrendo desde o dia 21 até 26 de setembro, a semana se destaca por importantes iniciativas voltadas para a juventude potiguar, como a oferta de cursos de capacitação.
A abertura oficial do evento ocorreu nesta segunda-feira (23), no auditório da Governadoria, com a presença da governadora Fátima Bezerra, de instituições parceiras como o IFRN e SEBRAE, de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria Extraordinária da Juventude do Estado e da sociedade civil organizada.
Uma das mais importantes ações promovidas durante a semana é o programa de capacitação profissional Jovem Potiguar, voltado para jovens incluídos no CadÚnico, que oferecerá 1.500 vagas distribuídas em 16 municípios do estado. O investimento é de R$ 4,2 milhões, e os cursos serão ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), visando a qualificação para a entrada no mercado de trabalho. Haverá cursos em Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Jucurutu, Lajes, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São Paulo do Potengi. As inscrições podem ser feitas no site https://jovempotiguar.sine.rn.gov.br/.
“Todos sabemos do poder transformador que a educação tem, sendo o principal passaporte para a conquista plena da cidadania”, diz Fátima Bezerra, enfatizando a importância da integração das políticas entre o Governo do Estado e o Governo Federal. “Nós temos 575 escolas da rede estadual, e boa parte dessas escolas estão nos lugares mais vulnerabilizados, nos bairros mais populares. Esse jovem tem que estar antenado de que apareceu uma oportunidade para ele agora, de um curso ofertado por uma grande instituição que é o nosso IFRN”, finaliza.
Além do Jovem Potiguar, outro programa lançado é o novo CredJovem, que ofertará capacitação a 500 jovens em gestão de microempreendimentos e acesso a crédito em todo o estado em parceria com o SEBRAE, com monitorias virtuais e presenciais nos polos Natal, Assú, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz. A capacitação é destinada a microempreendedores informais ou formais com MEI, e as inscrições estão sendo feitas em http://semjidh.rn.gov.br.
“Ser jovem é estar numa etapa do ciclo da vida que a gente busca por identidade e autonomia. E para isso é preciso que o jovem seja reconhecido como sujeito de direitos. A geração de oportunidades é nosso foco aqui – educação e trabalho, com direito à construção de renda”, afirma Gabriel Medeiros, secretário extraordinário da Juventude do Estado.
A DevMedia, escola que oferta cursos de programação para quem quer começar do zero, também é parceira do Governo do RN nas ações voltadas para a juventude. A colaboração lançará o programa TecBlack, iniciativa que capacitará 300 jovens negros em programação, visando a inclusão social e a promoção da diversidade no setor de tecnologia. As inscrições serão realizadas no site https://www.devmedia.com.br/tec-black/.
“A gente tem aqui várias pessoas que idealizaram e trouxeram projetos feitos pela juventude para a juventude. Não são pessoas que nunca viveram isso, são pessoas que passaram por necessidades, que sabem que essas políticas de juventude vão mudar suas vidas e que sabem a importância de tudo isso”, fala Luana Bezerra, presidenta do Conselho Estadual de Juventude.
“Há 115 anos o IFRN foi criado pelo então presidente Nilo Peçanha, primeiro presidente negro da história do país, ela tinha o objetivo de que os filhos desvalidos da fortuna tivessem acesso à formação profissional para que eles pudessem sair de suas situações de vulnerabilidade”, enfatiza José Arnóbio, reitor do IFRN.
Para facilitar as inscrições nos cursos ofertados, a semana contará com a Caravana da Juventude, que percorrerá diferentes municípios para divulgar e acessar a inscrição nos programas voltados para a população jovem potiguar.
Outras ações
Na oportunidade, o Governo do Estado aderiu ao Plano Nacional Juventude Negra Viva, um compromisso formal para ampliar as políticas públicas voltadas para a juventude negra, garantindo mais equidade e oportunidades, em conformidade com o Plano formulado pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria Nacional de Juventude.
Também foi lançada a Nota Técnica “Juventudes, Segurança Pública e Movimento Hip Hop”, documento elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social que destaca o papel do Hip Hop como uma ferramenta poderosa de inclusão e prevenção à violência. O documento também orienta a atuação das forças de segurança no estado, em especial na relação com as expressões culturais da juventude periférica.
Durante a semana, o Governo do RN também aderiu ao Sistema Nacional de Juventude, ferramenta de integração entre órgãos de governo de diferentes entes federados e sociedade civil para a execução de políticas públicas de juventude com repasses e investimentos mútuos.
Deixe um comentário