Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
O secretário João Maria Cavalcanti aponta avanços em projetos e obras que vão permitir a segurança hídrica em grande parte do território potiguar_
À frente da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desde o primeiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra, o secretário João Maria Cavalcanti faz um balanço das principais ações executadas em prol da gestão hídrica e ambiental do Rio Grande do Norte.
O titular da Semarh aponta avanços em projetos e obras que vão permitir a segurança hídrica em grande parte do território potiguar, como a elaboração dos estudos e projetos dos sistemas adutores do Seridó, e do projeto de recuperação da barragem de Passagem das Traíras, além do seu plano de ação emergencial e de segurança.
“Em relação ao Projeto Seridó, a governadora Fátima Bezerra conseguiu formalizar, junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), um Termo de Cooperação Técnica para garantir a implantação das obras no valor de R$ 280 milhões. Em Passagem das Traíras realizamos as obras emergenciais, ações imprescindíveis para garantir a segurança da população de Caícó, em virtude de iminente rompimento da barragem”, descreveu.
Entre as iniciativas da governadora Fátima Bezerra para concretizar o sonho de ver a Barragem de Oiticica pronta com cada família devidamente reassentada, o secretário cita a contratação de uma nova empresa para conduzir os trabalhos de implantação da Nova Barra de Santana, a elaboração do novo projeto urbanístico da comunidade e a sanção da lei de permuta que facilita os procedimentos de desapropriação dos imóveis na comunidade. “As obras sociais envolvidas no Complexo sempre tiveram atenção especial nesta gestão, tanto que encontramos Nova Barra com 43% de execução e já estamos com o percentual de 77,7%”, destaca João Maria, acrescentando que os barramentos do reservatório se encontram 88% executados.
Outras ações igualmente importantes para melhoria da qualidade de vida da população do semiárido podem ainda ser destacadas: a implantação de 35 dessalinizadores, através do Programa Água Doce (PAD) e a recuperação de mais 50 dessalinizadores, estes com recursos do tesouro estadual. “Através do nosso programa de perfuração dos poços, previsto no Programa RN + Água, já perfuramos 65 poços em todas as regiões do Estado”, ressalta o secretário.
Deixe um comentário