Redação/Blog Elias Jornalista
Inclusão, manutenção de convênios e novos investimentos na área da assistência social para Natal foram os temas tratados pelo titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, em reuniões realizadas com parlamentares e gestores federais nesta terça-feira (04), em Brasília. A iniciativa resultou em uma primeira reunião com o chefe de gabinete da Senadora Zenaide Maia, Francisco De Assis Soares.
O encontro possibilitou ao secretário apresentar as principais demandas da Secretaria, principalmente sobre o encaminhamento de emendas parlamentares que possam ajudar na ampliação dos serviços ofertados e na instalação de um Centro-Dia para pessoas idosas no município.
“O Centro-Dia para idosos é um serviço tipificado na política de assistência social e possibilitará que o idoso com limitações possa permanecer durante o dia em atividades em um centro com cuidadores e outros profissionais que o acompanharão enquanto seus familiares trabalham, nosso objetivo é ampliar ainda mais os serviços da assistência. E essa é uma demanda crescente na cidade do Natal, em razão do envelhecimento da população” Afirma Adjuto Dias.
O secretário da Semtas também visitou o deputado federal, Walter Alves (MDB), onde foi discutido o apoio do parlamentar ao plano municipal de assistência ao autista, apresentado e discutido recentemente com a gestão municipal. Na ocasião, apontou a necessidade da construção de um Centro Especializado de Reabilitação que abranja o público de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de down. O deputado se mostrou sensível ao pleito do município e se comprometeu a destinar emenda que garantirá a reforma e adaptação do local, para instalação do centro.
“A ideia nasceu das demandas existentes no Município, bem como das conversas com pais e responsáveis por crianças com autismo. Queremos ofertar nesse espaço serviços de saúde, diagnóstico precoce, assistência social, jurídica, terapia ocupacional, dentre outros, sempre de forma multidisciplinar, concentrando tudo em um mesmo espaço. O próximo passo será buscar o cofinanciamento do governo federal”. Conclui Adjuto Dias.
Em outra reunião, com a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento, Sarah Antônio, foi debatido a implementação em Natal do projeto Espaço 4.0 e do ID Jovem 2.0 .
O Espaço 4.0 leva em consideração os desafios e oportunidades através da capacitação profissional e acesso ao conhecimento. O ID Jovem 2.0 formenta o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Estiveram acompanhando o Secretário na agenda oficial, o chefe de gabinete da Semtas, Saulo Spinelly e o Diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiano Manoel.
Deixe um comentário