Com o objetivo de sensibilizar a população potiguar sobre o combate ao trabalho infantil, representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estiveram, na manhã desta quarta-feira (12), nas principais avenidas de Natal/RN para promover uma blitz educativa com o tema: “O trabalho infantil que ninguém vê”.
Essa intervenção faz parte de uma série de ações realizadas durante o mês de junho em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 deste mês. Além dessa ação educativa, a Semtas também ofertou aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, uma formação profissional aprofundado sobre o tema da campanha: “O trabalho infantil que ninguém vê”, abordando os temas voltados para a aprendizagem profissional do menor aprendiz e o trabalho infantil relacionado ao tráfico de drogas.
A blitz educativa tem a missão de sensibilizar sobre os riscos e as consequências do trabalho infantil, além de, explicar de maneira objetiva por que as crianças não podem trabalhar e devem ter sua infância e o direito de estudar e brincar resguardados por toda a sociedade.
De acordo com Saulo Spinelly, Secretário Adjunto da Semtas, essa ação é essencial para colocar a atenção em uma pauta tão importante quanto o combate ao trabalho infantil. “A Semtas e a prefeitura do Natal, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), está nas principais vias da nossa cidade para enfatizar que criança tem o direito de estududar e brincar e não de entrar antes do momento no mercado de trabalho”, enfatiza.
Para Layana Lima, coordenadora do PETI, “a importância dessa ação é tentar sensibilizar a população natalense acerca dos direitos da criança e do adolescente, no sentido de que há sim o momento certo para trabalhar, mas a infância é um momento de estudar, brincar, aproveitar a infância e adolescência”, finaliza.
Deixe um comentário