Marca Maxmeio

Postado às 16h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Serviço de Transporte Sanitário de Natal passa a funcionar 24h.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), ampliou o horário de funcionamento do Serviço de Transporte Sanitário Natal (STS-Natal) na capital potiguar. Os usuários agora podem contar com a disponibilidade do serviço de domingo a domingo, 24 horas por dia.

A medida foi tomada após a observação do aumento em 30% da necessidade de transporte para os usuários da rede de saúde que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde) no município. Transferências, avaliações por especialistas, realização de exames ou procedimentos em outras Unidades de Saúde são as principais atividades executados pela STS, que mensalmente atende cerca de 200 pacientes residentes de Natal.

Esses procedimentos são regulados pelas centrais municipal ou estadual e pelos Serviços de Saúde onde o paciente encontra-se internado. Após essa regulação, o transporte do paciente é agendado previamente pela Central de Regulação do STS Natal, de acordo com sua necessidade. O serviço tem à disposição três USB – Unidades de Suporte Básico – durante o dia e duas à noite, tudo isso para cobrir o máximo possível o território da capital, além de contar também com uma viatura USA – Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel) para transporte dos pacientes em estados mais críticos.

“Com isso, teremos um aumento considerável na rotatividade dos leitos em toda a rede de urgência e emergência, contribuindo, assim, para excelência no atendimento ao nosso usuário e reduzindo o tempo de permanência dos mesmos nas UPAs e demais instituições municipais”, comenta Hirlia Paiva, coordenadora geral do STS.

Criado em setembro de 2018, o Serviço de Transporte Sanitário do Natal tem o objetivo de garantir o acesso aos serviços do SUS e à circulação, no âmbito municipal, dos residentes em Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *