Marca Maxmeio

Postado às 16h10 DestaquePolítica Nenhum comentário
Mulheres são homenageadas pela Campanha Outubro Rosa

Com propositura da vereadora Eudiane Macedo (SD), Câmara Municipal de Natal: Mulheres são homenageadas pela Campanha Outubro Rosa.

Vereadora (SD) Eudiane Macedo

Vereadora (SD) Eudiane Macedo autora da proposição da homenagem “Campanha Outubro Rosa”.

A fotógrafa Kalina Veloso foi um das homenageadas.

A fotógrafa Kalina Veloso foi um das homenageadas com destaque para “Exposição Mulheres de Peito”.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta segunda-feira (24.10.2016), uma sessão solene em alusão à campanha Outubro Rosa. A propositura foi da vereadora Eudiane Macedo (SD). Foram homenageadas sete mulheres que contribuíram significativamente com a divulgação e  informações às mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Cinco delas atravessaram ou ainda atravessam bravamente o tratamento contra o câncer. Durante a solenidade foram destacados os relevantes serviços prestados pelos grupos de apoio às mulheres contra o câncer que atuam em Natal.

Grupos de Apoio:

A Rede Feminina de Combate ao Câncer existe há 49 anos. Responsável pela administração da Casa de Apoio Irmã Gabriela, anexo à unidade das Quintas da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.

O Grupo Despertar existe há 23 anos e funciona anexo ao Centro Avançado de Oncologia, Cecan, da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer. O Grupo Despertar é uma iniciativa voluntária empreendida por mulheres que passaram pela experiência do diagnóstico e do tratamento de câncer de mama.

O Grupo Reviver funciona desde 2012. Idealizado e fundado por mulheres que enfrentaram o câncer de mama e apoiadores da causa. Se somando aos demais grupos que atuam na cidade, o Reviver ousou, sonhou e conquistou, graças ao apoio de colaboradores individuais, uma unidade móvel adaptada para a realização de mamografias.

HOMENAGEADAS

 Fabiana Gondim

– 43 anos, casada com Frederico Alecrim e mãe de Renata – 19 anos e Bruna – 17 anos.

– Descobriu o câncer aos 40 anos ao tomar banho.

– Fez um tratamento longo de: 16 quimioterapias, 25 aplicações de radioterapia e mastectomia radial.

– É empresária e idealizadora de metodologia que ajuda os donos de salões de beleza a se tornarem mais sustentáveis.

– Fabiana Gondim defende que para vencer o câncer você tem de ter fé em Deus, nos médicos e tratamento. De preferência com um sorriso no rosto.

Mariana Melo dos Santos

– 34 anos, administradora dos salões Anninha Cabeleireiros e idealizadora do salão de beleza infantil Marianninha Cabeleireiros. Casada. Tem um filhinho de 2 anos.

– Descobriu o câncer de mama em outubro do ano passado. Operou, fez quimio e radioterapia e atualmente está na última fase do tratamento.

– Está fazendo parte da equipe de acolhimento da clínica Oncocentro, onde fez tratamento, e da III exposição “Mulheres de Peito” da fotógrafa Kalina Veloso.

Kalina Veloso

– fotógrafa, com destaque para as exposições voltadas para a valorização do gênero e o empoderamento feminino, como: Mulher sou tudo o que quiser; Mulheres de Farda, mulheres de fibra nos 181 anos da PMRN; Mães e Filhos; 10 anos da Lei Maria da Penha EU NÃO ME CALO e pelo terceiro ano consecutivo, a exposição Mulheres de peito.

Edneide Sá de Melo

Nasceu em 20 de novembro em Ceará Mirim, casada, três filhos, dois netos, voluntária do Grupo Despertar. Está lutando contra o câncer pela terceira vez com coragem admirável. Edneide é representada na presente sessão solene pela filha Fabiana Sá de Melo pois está se submetendo a um procedimento.

Lenir Câmara Cavalcanti

Voluntária do Grupo Despertar, natural de São Gonçalo do Amarante, cinco filhos, três netos. Atualmente está na luta contra o câncer pela segunda vez.

Miriam Petrovick

Voluntária na Rede Feminina desde 1987, embora nunca tenha tido câncer, mas sempre se identificou com a causa. Atua no bazar da Casa de Apoio. Ela é uma voluntária que transmite serenidade, muito competente e amável com todos, sempre contribui quando necessário, doa mensalmente o lanche para os pacientes da Casa de Apoio, e está sempre disponível a trabalhar, voluntariamente, nos bingos beneficentes promovidos pela Rede Feminina.

Cila Brito

Voluntária na Rede Feminina desde 2002. Teve câncer de mama duas vezes. Serve cafezinho no CECAN e também no bazar da Casa de Apoio. É prestativa, caridosa, que se doa muito e gosta de ajudar. Quando a Rede Feminina ainda não tinha carro próprio, ela ajudava a transportar os pacientes para o tratamento em seu carro, vai em busca de autorização de exames para os paciente de Natal e do interior, sempre se dedicou muito ao grupo.

  • 1-img_9126
  • 2-img_9065
  • img_9025
  • img_9026
  • img_9029
  • img_9031
  • img_9032
  • img_9036
  • img_9037
  • img_9040
  • img_9044
  • img_9053
  • img_9071
  • img_9077
  • img_9082
  • img_9089
  • img_9096
  • img_9101
  • img_9109
  • img_9116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *