Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com
O Setembro Cidadão foi homenageado e encerrou oficialmente as atividades em 2019, em uma sessão na Câmara Municipal de Extremoz, na manhã desta segunda-feira (30). O evento contou com a participação da advogada Lígia Limeira, umas das idealizadoras do projeto, do deputado estadual Hermano Morais, do deputado federal Rafael Motta, de vereadores e do prefeito da cidade, Joaz Oliveira. Estudantes do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional Hélio Xavier também estavam presentes.
Lígia Limeira abriu a sessão falando sobre a ideia do Setembro Cidadão. “Essa é uma campanha pioneira, que enaltece o Rio Grande do Norte, e chama a atenção para a necessidade de enxegarmos a cidadania como elemento de equilíbrio entre as relações sociais. Com cidadania, nós, com certeza, viveremos em harmonia”, concluiu.
A advogada fez ainda um balanço das ações esse ano, que aconteceram em várias frentes, como as atividades nas escolas estaduais, o Dia do Esporte Cidadão, a ação com idosos no Juvino Barreto, a participação na Semana Nacional de Trânsito, de Edu e Cidinha no desfile cívico de Natal, a intensa participação dos municípios do RN, dentre outras ações. Por fim, agradeceu o empenho e a participação de todos que contribuíram, pelo sexto ano, com o mês da cidadania.
O deputado estadual Hermano Morais parabenizou a advogada Lígia Limeira pelo trabalho desenvolvido durante o Setembro Cidadão e falou da importância da educação como instrumento fundamental para uma sociedade mais justa. “O caminho para uma sociedade mais igualitária é por meio da educação. A cidadania se faz por meio de pequenos gestos e a educação tem papel importantíssimo nesse processo”, disse o parlamentar.
Também convidado para a sessão, o deputado federal Rafael Motta destacou o papel pioneiro do Setembro Cidadão. “Esse foi um sonho ousado que se tornou realidade. Eu vi, por meio dele, como é importante se discutir cidadania. É muito importante alertar a população e, principalmente, os potiguares, sobre os seus deveres e os seus direitos”, disse.
Dirigindo-se à plateia de jovens que acompanhava a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Extremoz, Fábio Vicente da Silva, também destacou a importância da cidadania para a construção social. “Tivemos aqui uma verdadeira aula de cidadania. Isso é de extrema importância para vocês, jovens, que estão aqui. É uma grande contribuição para a educação de vocês, que serão a sociedade do futuro”, finalizou.
A sessão especial também contou com a entrega do título de cidadão honorário para personalidades locais que fizeram diferença no município de Extremoz. Os títulos foram entregues ao fundador da Escola das Dunas, Paulo Germano Lima, e ao pastor Carlos Magno Rezende de Holanda, que está à frente de trabalhos sociais na cidade.
Deixe um comentário