Marca Maxmeio

Postado às 11h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

O projeto é viabilizado por uma emenda parlamentar do senador Jean-Paul Prates.

Redação/Blog Elias Jornalista

Serão ofertados cursos para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade com objetivo de inclusão no mercado de trabalho
Na abertura do Seminário “Programa Acessuas Trabalho no RN: Impactos e Desafios para o Acesso ao Mundo do Trabalho” promovido pela SETHAS, a secretária titular da pasta, Iris Oliveira, lançou o Projeto RN Capacita, que vai abranger 35 municípios do Rio Grande do Norte para qualificação e inclusão no mundo do trabalho de famílias e indivíduos. O projeto é viabilizado por uma emenda parlamentar do senador Jean-Paul Prates.
O Seminário teve a participação de 36 Municípios do RN que fizeram a pactuação do ACESSUAS Trabalho em 2017 e repactuaram em 2018. O público-alvo foram gestores(as) da Assistência Social e Técnicos(as) de Referência do Acessuas Trabalho e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento foi realizado na Uninassau, das 8h às 17h.
A secretária Iris Oliveira destacou no evento a importância do ACESSUAS Trabalho como aliado para a busca de novas oportunidades de ocupação para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, principalmente, neste momento de altos índices de desemprego.
O Fonseas (Fórum Nacional de Secretários/as de Assistência Social), disse Iris Oliveira, está empenhado na luta, junto ao Ministério da Cidadania, para que os municípios não devolvam os recursos do ACESSUAS Trabalho por atraso no alcance das metas pactuadas.
O RN Capacita só será realizada em razão da emenda do senador Jean-Paul Prates, frisou a secretária. “É um exemplo do comprometimento do parlamentar com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que no Senado Federal tem sido um defensor das políticas públicas em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade”, assinalou.
Para a coordenadora da Gestão Estadual do SUAS na SETHAS, Muriele Medeiros, a realização do Seminário é mais uma comprovação da preocupação do Governo do Estado com a assistência social no RN.

RN CAPACITA
Presente ao evento, o senador Jean-Paul Prates explicou que o RN Capacita terá uma efeito transformador importante para qualificar as famílias que se enquadram no ACESSUAS Trabalho no Estado. Segundo ele, o Projeto tem a dimensão de contribuir com a  emancipação dos indivíduos e contribuir com os municípios no alcance das metas do Programa.
A emenda de sua autoria do senador, no valor de R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), vai beneficiar os 35 municípios potiguares que não atingiram a meta de execução do ACESSUAS Trabalho em 2020. Apesar da limitação dos recursos, segundo Jean-Paul Prates, a pauta da assistência social estará sempre presente em seu mandato. “A gente está tentando mais R$ 2,5 milhões para a assistência social para este ano e o próximo”.

O Projeto RN Capacita tem como público-alvo a inclusão de famílias e/ou indivíduos beneficiários do Programa Bolsa Família no mercado de trabalho.São previstas 1.050 vagas, sendo 30 por município.
O RN Capacita está dentro da inclusão produtiva visando geração de renda para as famílias através da qualificação para o mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes e ações de empreendedorismo associadas ao cooperativismo e tecnologias sociais do Projeto têm o objetivo de promover a autonomia do público envolvido.
A execução será feita por pactuação da oferta dos cursos com prefeituras e secretarias municipais de assistência social, responsáveis pela articulação  com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As equipes dos municípios serão responsáveis no auxílio da identificação e acompanhamento dos participantes dos cursos.

SEMINÁRIO
Pela manhã foram realizadas palestras sobre o ACESSUAS Trabalho pela equipe da SETHAS e à tarde, três oficinas sobre os quatro eixos do Programa: Eixo 1 – Identificação e sensibilização de usuários;  Eixo 2 – Desenvolvimento de habilidades pessoais dos usuários e orientação para o mundo do trabalho; Eixo 3 – Acesso a oportunidades; Eixo 4 – Monitoramento do percurso do usuário. Participaram 53 pessoas de 36 municípios.

A gestora de Baía Formosa, Sara Nielly, disse que a participação no Seminário do ACESSUAS Trabalho é uma forma de o Governo do Estado, por meio da SETHAS, estar junto dos municípios e ajudar à população no acesso às políticas públicas.
A coordenadora do Programa ACESSUAS de Natal, Margarete Pereira, ressaltou que a oportunidade de participar do evento é importante e esclarecedora para todos os municípios participantes vencerem os desafios na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *