A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros, mês de setembro, que acontece neste sábado (23), das 8h às 12h30, na Escola Municipal Henrique Castriciano, que fica na Rua Décio Fonseca, 663, Rocas. O Participa Natal, evento da Prefeitura de Natal que envolve as Secretarias do Município, como também parcerias de empresas privadas e organizações não governamentais. Nessa ação a SMS irá disponibilizar diversos serviços de prevenção às doenças e promoção à saúde, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
O Departamento de Atenção Básica (DAB)/SMS irá desenvolver ações como, atendimento médico em Clínica Geral, e cardiologia; Atendimento em odontologia; Vacinação de adultos e crianças; Testes de glicemia; Verificação de pressão arterial; Práticas Integrativa e complementares de auriculoterapia e massagem; Vacinação de cães e gatos e teste para Leishmaniose pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ); Exames de mamografia, entre outras.
Já a Coordenação Municipal de Saúde Mental irá realizar ações focadas no Setembro Amarelo que é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o intuito de mitigar o tabu sobre a questão do sofrimento psíquico que leva à ideação suicida, consequentemente aumento de casos de suicídio no país. De acordo com o coordenador de Saúde Mental /SMS, Luis Pires, a Campanha tem esse ano o lema: Se precisar peça ajuda! Mas é importante que a sociedade civil e entidades públicas estejam preparadas para identificar sinais, que por vezes são sutis e silenciosos em pessoas que estão sofrendo de forma aguda, com possibilidade de desistir de viver.
A Coordenação de Saúde Mental estará com um stand na edição do Participa Natal realizando ação de escuta psicológica e direcionamento do cuidado psicossocial. A Coordenação de Saúde Mental tem uma agenda contínua e robusta de capacitações sobre a temática com segmentos das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Segurança Pública da capital. Uma verdadeira força tarefa para minimizarmos esses índices na cidade”, afirmou Luis Fernando.
Deixe um comentário