Na última terça-feira (30), aconteceu a 2° Capacitação em Tabagismo para farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos de Enfermagem e Médicos do município, como parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal da política de controle do tabagismo. O evento também capacitou o público presente na linha de cuidado ao sobrepeso e obesidade, que também integra a agenda dos cuidados à saúde de Natal.
O Tabagismo é uma doença que resulta do vício em nicotina, uma substância presente em cigarros que têm alto potencial de dependência química. O consumo e exposição ao tabaco têm consequências não só na saúde do fumante, mas também nas pessoas ao seu redor e no meio ambiente, e por essa razão, a prevenção e controle do tabagismo têm uma rede de tratamento no SUS para minimizar os graves riscos decorrentes desse estilo de vida. Pensando nisso, os serviços do município adotam como estratégia a terapia comportamental e o apoio medicamentoso em casos de extrema ansiedade.
Luana Maria Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), enfatizou a relevância da capacitação para a redução dos índices de fumantes no município. “O evento teve como objetivo inserir os profissionais da rede da Atenção Primária presentes no tema de tabagismo para aperfeiçoar a compreensão acerca da importância do combate ao consumo de tabaco no território”, ressalta.
Parar de fumar inicialmente gera sintomas de abstinência no organismo do fumante, causando desconfortos físicos e mentais que podem dificultar o processo. O estresse e alterações comportamentais durante a cessação do fumo podem gerar quadros de ansiedade, ocasionando uma relação entre esse processo e quadros de sobrepeso e obesidade. “O organismo vai se recuperando e com isso a fome aumenta, mas é importante não usar a comida como refúgio ou substituição do vício”, alerta a nutricionista Maria Amélia Marques do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS Natal sobre o processo de abandono da nicotina e os cuidados que devem ser observados.
A SMS Natal oferece acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde que realizam a abordagem inicial do tratamento antifumo, ofertando também acompanhamento em grupo ou individual. Há também o Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), um programa do município com foco na prevenção ao tabaco, serviço aberto ao público por procura espontânea e está localizado na Rua Governador Valadares, n.º 01, no bairro Neópolis.
Deixe um comentário