Em celebração ao aniversário de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), lembrado no dia 19 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou uma ação com o intuito de comemorar a criação do sistema e de sua trajetória na garantia de saúde pública universal e igualitária para toda a população.
“Todos nós em algum momento já utilizamos o Sistema Único de Saúde, seja ao tomar alguma vacina, seja contando com a fiscalização da vigilância sanitária ou com socorro médico em uma situação de urgência e emergência. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, e hoje celebramos esse marco importante para todos nós brasileiros”, comenta o secretário municipal de saúde, George Antunes.
Durante a manhã, no auditório da SMS foram ofertadas práticas integrativas de cuidados para os servidores, com momento de relaxamento mediado por Laís Saraiva Torres, do Setor de Saúde do Trabalhador, além de apresentação musical de Jhanay Brito e Álvaro Macedo, servidores da saúde. O dia também contou com palestra sobre saúde mental, com foco no Setembro Amarelo, campanha com o intuito de mitigar o tabu sobre a questão do sofrimento psíquico que leva à ideação suicida, ministrada por Dulciana Costa, médica psiquiatra da Coordenação de Saúde Mental de Natal.
“A intenção é homenagear o SUS e comemorar mais um ano de vida desse sistema de saúde, que teoricamente é o sistema mais acessado entre as pessoas que não têm condições de pagar um plano de saúde, mundialmente falando. Então temos que celebrar esse dia, que é um marco histórico para a assistência em saúde no nosso páis”, comenta Ducileny Tatianne, responsável pelo núcleo de ações do Setor de Promoção à Saúde, vinculado ao Departamento de Atenção Básica (DAB).
Sistema Único de Saúde (SUS)
A Constituição Federal de 1988 consagrou que a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, e em 19 de setembro de 1990 o Sistema Único de Saúde (SUS) foi implantado por meio da Lei nº 8.080/1990. Em 2023 o sistema completa 33 anos de existência, garantindo acesso integral, universal e gratuito à saúde para toda a população do país.
Não só responsável por serviços da atenção primária, média e alta complexidades da saúde, o SUS engloba também os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, assistência farmacêutica e educação, promoção e gestão da Saúde.
O sistema conta com três princípios, a universalização, garantindo a saúde como direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito; a equidade, com o objetivo de diminuir desigualdades, e investindo mais onde a carência é maior e por último a integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
Deixe um comentário