SMS Natal realiza Semana do Bebê 2024.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, a programação da Semana do Bebê Natalense 2024 iniciou na segunda-feira (13) e encerrou nesta sexta-feira (17), contando com diversas atividades para melhorar o acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes. A ação teve como objetivo reforçar a importância do cuidado às crianças de 0 a 6 anos, com foco na atenção primária e na valorização da qualidade de vida nos primeiros anos de vida.

 

Durante os cinco dias do evento, foi desenvolvido um cronograma repleto de atividades, com palestras e encontros direcionados a profissionais, gestantes, lactantes, pais e toda a comunidade, com foco nas crianças de até 6 anos, principal público da mobilização. “Avalio positivamente as atividades desenvolvidas durante toda essa semana, e faço aqui um agradecimento especial aos profissionais parceiros nesta ação, aos Distritos Sanitários, Unidades de Saúde e Maternidades, que se uniram e estenderam o movimento em seus espaços até o final do mês de maio”, agradece Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.

 

A Semana do Bebê é uma estratégia eficaz ao tornar a primeira infância prioridade para os governos municipais, assegurando condições básicas para o desenvolvimento e a sobrevivência das crianças. É nessa etapa da vida das crianças que elas desenvolvem habilidades motoras, socioafetivas, cognitivas e de linguagem. A programação foi extensa, envolvendo secretarias municipais e organizações sociais, além de profissionais de saúde, educação, assistência social e psicologia.

 

Com o tema “Investindo no Futuro: Promovendo o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância”, um dos momentos da semana foi dedicado a debater o processo de adoção. A Coordenadora do Programa Atitude Legal, Quitéria Lustrosa, destacou que o projeto ajuda profissionais da linha de frente, como Agentes de Saúde, a acolherem de forma humanizada gestantes ou puérperas que desejam, voluntariamente, entregar o recém-nascido para a adoção. “O processo é sigiloso e há um fluxograma a ser seguido, de forma respeitosa, sem prejulgamentos”, revela.

 

A Transcrição da Caderneta para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e Avaliação Calendário Vacinal foi outra das oficinas ofertadas. Magnólia Gonzaga, enfermeira da Unidade de Felipe Camarão II, e uma das ministrantes, falou sobre a importância do uso da Caderneta da Criança, “Conhecida por nós como Passaporte da Criança, instrumento vital para potencializar assistência ao recém-nascido prematuro voltando para sua casa. A gente pede que a categoria da saúde e da educação manuseiem a caderneta para acompanhar, da forma certa, o desenvolvimento da criança”.

 

Além das ações da Semana do Bebê, os cinco distritos sanitários da cidade desenvolvem programações nas Unidades de Saúde dos seus territórios durante todo o mês, ofertando atividades destinadas a incentivar os cuidados com a primeira infância e a importância da doação de leite materno. As unidades também recebem doações de potes de vidro com tampas plásticas (semelhantes às embalagens de café solúvel) para serem utilizadas nos bancos de leite materno. Os interessados em doar podem levar os potes a qualquer Unidade de Saúde.