Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
30 mulheres negras com histórias de resistência serão homenageadas nesta terça-feira, 21, às 19h, na Câmara Municipal de Natal. A solenidade é uma propositura da vereadora Divaneide Basílio (PT-RN), única vereadora negra de Natal, e é um contraponto ao racismo estrutural presente na sociedade brasileira, principalmente nos espaços institucionais.
“Não é coincidência que eu seja a única vereadora negra de Natal. Não é coincidência que a população negra seja a maior vítima dos assassinatos. Não é coincidência que o desemprego seja maior entre os negros e negras. Não é coincidência que, embora sejamos maioria da população brasileira, estejamos em minoria nas universidades, nas vagas de chefia, nos espaços de poder e de fala. Esse é o reflexo de um país que teima em não tratar suas mazelas racistas e resiste em implementar uma política de reparação social que proporcione mesmas oportunidades e direitos a todos. É para se levantar contra tudo isso e homenagear as mulheres de força, garra que resistem diariamente à essa realidade que nosso mandato vai realizar essa Sessão Solene. Vamos pintar a Câmara com a cor do povo e das mulheres negras desse país”, explicou Divaneide.
A Sessão Solene ocorre um dia após a Câmara Municipal de Natal emitir ato administrativo anulando, em decisão inédita, a aprovação da Comenda Marielle Franco a pedido de um vereador do PSL.
Deixe um comentário