O evento acontece nos dias 24 e 25 de agosto, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal. Inscrições gratuitas já estão abertas
O ‘Sistema FIERN Experience’ — evento que na quinta (24) e sexta-feira (25) vai apresentar inovações e desenvolvimentos tecnológicos da indústria do Rio Grande do Norte — terá uma série de palestras sobre sustentabilidade, avanços do setor industrial e mudanças no mercado de energia. Uma das palestrantes será Eloá Corsatto, coordenadora de Sustentabilidade da Animale, que vai abordar a “Sustentabilidade com foco na moda circular e seus impactos socioambientais”.
A palestra de Eloá Corsatto será no primeiro dia (24), às 19h30, no HIT – HUB DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DO SENAI RN (onde também funciona o CTGAS-ER), local dos dois dias do evento. “Estou super honrada com esse convite e principalmente em poder apresentar e representar a Animale num evento tão importante. A ideia é fazer um ‘overview’ sobre as nossas atividades da agenda ESG (sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”). E trazer o case específico do Animale Vintage, que é o principal movimento de moda circular da marca. O projeto convida suas clientes para levarem peças usadas da marca ou não, e depois fazemos uma revenda especial, apenas das roupas arrecadadas que sejam da Animale, em algumas lojas específicas”, destaca Eloá Corsatto, sobre a ênfase da palestra que fará durante o Sistema FIERN Experience.
O valor arrecadado com o “Animale Vintage” é diretamente investido no projeto Lab de Moda, promovido pelo Instituto Dona de Si, liderado pela atriz, roteirista e parceira da marca Suzana Pires. Em 2022, o “Animale Vintage” arrecadou 170 mil peças, totalizando R$ 160 mil investidos socialmente no Instituto. As peças que não são da Animale são doadas para Organizações Não-Governamentais (ONGs) que têm a prática de realizar bazar para captação de recursos e reinvestir em iniciativas focadas no social. Na edição de 2022 do movimento, foram doadas mais de 130 mil peças para seis entidades sociais.
Eloá Corsatto avalia que têm evoluído os investimentos sociais e programas de sustentabilidade das empresas no país. “Se fizermos uma análise dos últimos 10 anos, podemos observar que esse tema está presente gradativamente e com maior constância na agenda de negócios das grandes empresas. Hoje temos grandes indicadores que demonstram maior preocupação e engajamento das empresas em incorporar práticas responsáveis. Concomitante a este movimento, atualmente é muito maior a cobrança dos consumidores pela oferta de produtos que sejam sustentáveis. Os investimentos sociais estão cada vez mais robustos, sistematizados e com direcionamento”, afirma Eloá Corsatto.
A palestrante tem uma atuação focada em liderar a agenda ESG, que engloba compromissos públicos assumidos nas esferas ambiental, social e de governança corporativa, assumidos tanto pela Animale, quanto pelo Grupo SOMA. “O principal objetivo é implementar estratégias para a adoção de práticas sustentáveis cada vez mais intrínsecas e transversais em toda a nossa atividade de negócio, gerando impactos socioambientais positivos”, explica.
Afirma que, nos últimos anos, a Animale vem avançando significativamente na agenda de sustentabilidade e, em 2022, implementou uma área especificamente para esta frente. “Com o passar do tempo, observamos que o tema vem ganhando cada vez mais força e isso se mostra através dos resultados que já podemos mensurar”.
No quesito ambiental, destaca que a Animale é uma marca carbono zero e há três anos compensa 100% das suas emissões de gases do efeito estufa. “A marca iniciou com a implementação de estratégias para a descarbonização, como por exemplo, entregas feitas com carro elétrico pelas ruas do Rio de Janeiro. Desde o início das atividades, o carro percorreu 4.273 km, economizando um total de 1204,4 kg CO2. Atualmente 28% das nossas lojas são abastecidas por fontes de energias renováveis e nossa meta é que até 2025 todas as nossas unidades operem neste modelo. Para além disso, a Animale prioriza a compra de matérias-primas certificadas e só no ano de 2022, utilizamos mais de 70% do algodão com certificação ABR e 86% da viscose com selo FSC”, diz.
Já na área Social, “a Animale é a única marca de moda no mundo embaixadora do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da ONU”, frisa ela. A coordenadora de Sustentabilidade da marca informa que a meta é ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030, sendo que voluntariamente e compreendendo o contexto social e racial do Brasil, foi pactuado que 25% dos postos serão ocupados por mulheres negras (pretas e pardas). “Hoje, 60% da alta gestão na Animale é de mulheres e entre os colaboradores esse percentual é ainda maior, chegando a quase 80%. Nosso principal objetivo é fazer a manutenção desse feito”, aponta.
Acrescenta que a Animale também é a primeira marca de moda signatária do Pacto de Promoção pela Equidade Racial, uma ferramenta importantíssima que nos apoiará a chegar em 2030 com uma maior diversidade nos cargos de liderança. “’A marca tem atuado com constância e solidez no combate ao racismo estrutural presente na nossa sociedade, através de ações afirmativas planejadas para a ampliação de práticas antirracistas em todos os ambientes da marca, começando pela criação e execução de um Compromisso Étnico-Racial. No último ano, foram mais de 30 horas de educação continuada no programa de Afrobetização, que teve o alcance de mais de mil colaboradores e colaboradoras incluindo a alta liderança da marca”, destaca.
A coordenadora de Sustentabilidade da marca diz que a equidade de gênero e racial se desdobra também na frente do investimento social realizado pela marca, que prioriza a parceria com organizações não governamentais que promovam ações que tenham em sua centralidade mulheres, especialmente negras. “Nossa parceria com o Instituto Dona de Si para o projeto Lab de Moda atendeu, nos últimos dois anos, 90 mulheres do Morro dos Prazeres (RJ) em situação de vulnerabilidade social e racial. A iniciativa utiliza o corte e a costura como fio condutor para um processo de educação, empoderamento e emancipação dessas mulheres”, exemplifica.
Eloá Corsatto tem ampla experiência com a atuação no terceiro setor. Ela contabiliza 21 anos de carreira. “Tenho muito orgulho de dizer que comecei atuando no terceiro setor e nele permaneci por 12 longos e importantes anos”, diz. Neste período, trabalhou em instituições como a AACD, Fundação Roberto Marinho, Fundação Telefônica e, nos últimos nove anos, atua diretamente com os temas de investimento social privado, sustentabilidade e diversidade, equidade e inclusão. Nessa direção, trabalhou também na Fundación MAPFRE, no Instituto Natura e Instituto SulAmérica.
Com essa vivência, avalia que o investimento social precisa conversar com as demandas sociais e apoiar o fomento de políticas públicas. “Uma oportunidade para o investimento social privado no Brasil é começar a considerar a análise de indicadores como os sociais, educacionais, saúde, acesso à saneamento básico e mercado de trabalho cruzando-os com o fator étnico racial olhando para a demografia do país, onde de 56% da população de autodeclara como negra. É analisar e entender de que maneira estes investimentos podem ser mais estratégicos e efetivos em se tratando de atuar diretamente com os grupos em maior vulnerabilidade social”, conclui.
Inscrições para o Sistema FIERN Experience estão abertas
As inscrições para o Sistema FIERN Experience são gratuitas e continuam disponíveis no link https://www.fiern.org.br/
O Sistema FIERN Experience faz parte das comemorações dos 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e pretende mostrar as entregas das instituições que compõem o Sistema Indústria potiguar — FIERN, SENAI, SESI e IEL, que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. Será a primeira vez que o RN terá um grande evento sensorial e interativo sobre os caminhos da indústria, economia e sociedade — um portal aberto em direção ao futuro sustentável e economicamente forte.
Destinado à Indústria do RN e a toda sociedade potiguar, o Sistema FIERN Experience terá um espaço para palestras, onde grandes players da indústria discutirão temas relevantes, incluindo ESG, sustentabilidade, transformação dos negócios e futuro.
A programação também terá visitas guiadas e demonstrações, que passarão pelas áreas tecnológicas do SENAI e nas quais os visitantes poderão observar e interagir com os instrutores, técnicos e pesquisadores percebendo o que há de mais moderno na qualificação das pessoas e na prestação de serviços.
Outra atração será um espaço destinado à Escola SESI de Referência, criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história. O espaço mostrará como a educação do SESI-RN consolida, em seus programas e projetos, além do aperfeiçoamento das diversas formas de aprendizagem, ações e posturas no desenvolvimento do protagonismo docente e discente por meio de práticas pedagógicas aliadas às potencialidades oferecidas pelas tecnologias digitais.
Durante o evento, também será realizado a entrega do Prêmio IEL de Talentos, uma iniciativa voltada para identificar e divulgar as melhores e mais inovadoras práticas em programas de estágio, como estímulo ao aprimoramento dos programas nas empresas e instituições de ensino.
Veja a programação completa no link:
Deixe um comentário