Teia Nacional da Diversidade movimenta Natal.
Redação/eliasjornalista.com
De 19 a 24 de maio, acontece em Natal a TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva, caracterizada como a primeira conferência setorial da cultura. Por volta das 17h, um cortejo saindo do IFRN centro, percorreu as ruas em direção ao palco central armado no largo da Ribeira, que abrigará shows e eventos culturais até sábado (24), tudo gratuito.
Um dos homenageados na Teia Nacional da Diversidade será Sebastião Oleiro, mais conhecido como Mestre Tião Oleiro, nascido em 1914, criador do Congo de Guerra – manifestação da cultura popular da cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Mestre Tião completa 100 anos de vida nesta quarta-feira, 15, sendo 80 deles, dedicados à Congada.
Neste ano, além dos Pontos e Pontões de Cultura, participam grupos do “Encontro da Diversidade”, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de culturas populares, culturas indígenas, culturas ciganas, LGBT, crianças, idosos, juventude, hip-hop, pessoas com deficiência, saúde mental, trabalhadores urbanos, povos de terreiro, quilombolas, imigrantes, mulheres, trabalhadores rurais, mestres e griôs.
As atividades da TEIA a se realizar na UFRN ocorrerão no auditório da Reitoria, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e no Departamento de Artes (DEART).
Deixe um comentário