Terminal Marítimo de Passageiros comemora 10 anos com exposição do Museu do Porto de Natal.
O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), comemorou 10 anos de sua criação com uma exposição organizada pelo Jornalista Aproniano César Fagundes Soares, pesquisador e diretor idealizador do Museu do Porto de Natal, que aconteceu no período de 22 de a 27 de julho de 2024.
O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Estéferson Ubarana Gomes da Silva e o chefe do Estado-Maior do Terceiro Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Pavoa, prestigiaram o coquetel de apresentação da exposição comemorativa aos 10 anos do Terminal Marítimo de Passageiros.
Durante a semana a exposição recebeu a visita de alunos de escolas públicas e pessoas interessadas na história do porto de Natal.
“Um dos objetivo desta exposição é manter viva a história do Porto de Natal e chamar a atenção da sociedade com relação a importância do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) e sobretudo despertar o olhar dos gestores da nossa cidade Natal, onde o equipamento pode ser visto como impulsionador para revitalização do Bairro da Ribeira, que há anos sofre com abandono e esvaziamento de moradores, serviços e eventos”, disse César Fagundes, diretor do Museu do Porto de Natal.
Terminal Marítimo de Passageiros
Inaugurado há nove anos como uma das obras da Copa do Mundo de 2014 e com custo de R$ 72,5 milhões, o Terminal Marítimo de Passageiros de Natal (TMP Natal) recebeu menos de 10% do número de passageiros projetado pelas autoridades em 2014, quando o equipamento foi entregue com a promessa de incrementar o turismo na capital.
O TMP Natal foi inaugurado pouco depois da Copa do Mundo de 2014 e tem capacidade para 3.000 passageiros/hora. Localizado na Rua Chile, no coração da Ribeira, diretores da época apostavam que o espaço teria rentabilidade ao passo que poderia ser um equipamento importante na revitalização do bairro, que há anos sofre com abandono e esvaziamento de moradores, serviços e eventos.
Museu do Porto de Natal
Foi fundado em 27 de agosto de 2004, pelo Jornalista Aproniano César Fagundes Soares, pesquisador da história do Porto de Natal desde 1972, pioneiro em colunas portuárias com experiências nos jornais Tribuna do Norte, Diário de Natal, Jornal de Natal e Jornal de Hoje. Inicialmente funcionava na Esplanada do Jardim, Ribeira, sendo transferido para o Mercado de Petrópolis, onde recebe cotidianamente estudantes de ensino fundamental, ensino médio e universitários.
Deixe um comentário