Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
A TIM inaugurou na tarde desta sexta-feira (7.Ago), o primeiro Biosite (Antena) do Rio Grande do Norte, como parte do projeto de cobertura sustentável da empresa. O equipamento, com 18 metros de altura, está localizado em Natal, nas instalações do hotel Vila do Mar, na Via Costeira, um dos pontos turísticos de grande concentração de pessoas que visitam a capital potiguar. A ideia é que a TIM instale outro equipamento na capital potiguar ainda este ano, na área da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Em Natal, a implantação da nova solução foi possível a partir de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que constatou a viabilidade do projeto e aprovou a utilização do equipamento.
O primeiro Biosite da TIM no país foi inaugurado em Curitiba, em junho de 2014, durante a copa do mundo. Atualmente, além de Natal, outras capitais como Recife, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís e Brasília já foram contemplados com a novidade. Na região Nordeste, a companhia também entregará a solução em Maceió e Salvador. Até o final deste ano mais de 300 equipamentos devem estar em pleno funcionamento no Brasil.
A principal função do biosite é possibilitar a ampliação da cobertura de dados (3G) em áreas conhecidas como de sombra (pontos onde as Estações Rádio Base – antenas tradicionais – têm dificuldade de alcançar) ou de grande de volume de tráfego de dados. O equipamento foi desenvolvido e patenteado pela TIM, conta com tecnologia 100% nacional e tem aparência praticamente igual à de um poste de iluminação, o que causa menor impacto urbanístico.
Como funciona
O Biosite é um poste metálico capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) no interior de sua própria estrutura. As antenas são percebidas como um prolongamento do próprio poste.
A utilização deste formato evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar. O projeto prevê a instalação de novos sites 3G com a mesma altura dos postes de iluminação existentes na cidade. Entre as vantagens do Biosite estão o custo-benefício e a rápida instalação, podendo ser concluída em apenas 10 dias.
Além do investimento para a instalação dos biosites, a TIM aplicará no triênio que se encerra em 2017, R$ 14 bilhões no Brasil, sendo 90% em infraestrutura de rede. O montante será destinado à construção de torres, otimização das já existentes, além de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho das redes 3G e 4G, em linha com o crescimento esperado da demanda por tráfego de dados.
Deixe um comentário