Crédito Manoel Barbosa / SME.

Foi dada a largada nas festividades juninas na Rede Municipal de Ensino de Natal. Ao longo dos meses de junho e julho, os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as escolas de Ensino Fundamental irão realizar os tradicionais arraiás. Neste sábado (08), oito unidades de ensino, realizaram os festejos tão ricos da cultura nordestina.

As comemorações iniciaram na manhã do sábado (08), com o XIV Arraiá da Sinhá Luiza, do CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, no bairro Planalto. Cultura, comidas típicas, alegria, danças, músicas, premiações, diversão e brincadeiras não faltaram para a comunidade escolar e os familiares das 315 crianças matriculadas dos berçários II até os níveis IV.

A diretora administrativa do CMEI Professora Maria Luiza, Dumara Alves, comentou que a festividade está valorizando o São João nordestino. “Pensando na perspectiva da diversidade, trabalhamos cada estado do Nordeste e realizamos uma festa multicultural. Cada turma pesquisou a cultura regional de um Estado, para que as crianças também conheçam os costumes de outros estados da região e desfrutem de uma linda festa preparada com muita dedicação e amor”, ressaltou a diretora.

Encantada e filmando a apresentação do filho, estava Rafaelle Suelly Pereira, mãe de Noah Pietro Arcanjo Silveiro (quatro anos), do Nível III. “Meu filho é autista e me orgulho e vibro com cada apresentação que ele participa. Esse é o terceiro ano dele aqui e sou grata pelo seu desenvolvimento. As professoras e equipe do CMEI ajudaram Noah a andar, brincar e comer”, expressou a mãe.

As secretárias adjuntas Naire Jane Capistrano (Gestão Pedagógica) e Sirleide Oliveira (Gestão Escolar) prestigiaram as festividades no sábado, acompanhadas de assessoras pedagógicas, chefias e diretores de departamentos da SME-Natal. “Parabenizo as unidades por estarem fazendo festas tão lindas, junto com as crianças, estudantes e as famílias, trazendo as tradições e a cultura do São João. É uma alegria poder participar”, declarou à adjunta Naire Capistrano.

No periodo da tarde o CMEI Drª Zilda Arns, também promoveu o arraia junino. Na ocasião, foram trabalhadas com as crianças os ritmos nordestinos, abordando a cultura e artistas da região, como Luiz Gonzaga. “As festas juninas fazem parte da nossa cultura, a cultura nordestina, do sertanejo. Precisamos preservar essas culturas, vivenciarmos nossas origens”, citou a diretora administrativa, professora Edilma Costa Negreiros Vasconcelos. A unidade de ensino está localizada no bairro Felipe Camarão e atende  232 crianças.

No CMEI Professora Francisca Célia Martins de Souza, as crianças trabalharam as riquezas da terra, e apresentaram temas abordando a riqueza do Nordeste brasileiro, “Esta festa cultural, que é transmitida de geração em geração, é uma celebração tradicional significativa. Este ano, a festa teve um significado ainda maior, pois foi integrada a um projeto desenvolvido com as crianças. Nosso objetivo foi tornar a experiência a mais significativa possível para elas, alinhando a celebração com todos os objetivos que estabelecemos durante o trimestre e com todo o conteúdo trabalhado em sala de aula,” declarou a educadora infantil Maria Eliane da Silva de Moraes. Localizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, a unidade de ensino atende 461 crianças.

Além dos já citados acima, as festividades aconteceram nos CMEIs Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo, Missionário Odilon dos Santos, além das Escolas Municipais Professora Maria Cristina Osório Tavares e Professor Arnaldo Monteiro Bezerra.