Marca Maxmeio

Postado às 16h05 CidadeDestaque Nenhum comentário

Trânsito consciente: Equipes da Prefeitura levam conhecimentos à 1ª turma de recrutas da FAB.

Seguindo a programação do Maio Amarelo, as equipes da Prefeitura de Parnamirim realizaram nesta quarta-feira (10) mais uma ação de promoção de conhecimento e boas práticas no trânsito para a 1ª turma de recrutas da Força Aérea Brasileira no ano de 2023.

O grupo recebeu as equipes do setor de Educação da Secretaria de Mobilidade Urbana e do Programa Vida no Trânsito (Sesad), ambos pertencentes à estrutura do executivo municipal. O tema do dia, voltado a motoristas, motociclistas, pedestres e futuros condutores, foi a prática da direção defensiva.

O agente de trânsito municipal Lucas Oliveira expôs índices alarmantes de sinistro com motocicleta que, na última década, tiveram uma alta de 55%. Os exemplos dessa realidade estão mais próximos do que imaginamos. Na própria tropa de 115 homens que acompanharam atentamente a palestra, um não estava presente, por estar internado, vítima de um sinistro de moto.

O programa Vida no Trânsito de Parnamirim é sensível à intensificação das ações de educação de trânsito para mudar essa realidade.

Sobre o PVT

De acordo com o Guia Vida no Trânsito, elaborado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, o Programa teve início em 2010, com a denominação “Projeto Vida no Trânsito”. É coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). As principais diretrizes da metodologia de trabalho são o planejamento participativo, a descentralização administrativa e a intersetorialidade. Um dos pré-requisitos para o funcionamento do PVT é a capacidade de diálogo e construção de parcerias com a sociedade civil organizada, uma vez que o objetivo do Programa é a mudança da cultura de segurança no trânsito de todos os moradores da cidade.

A ação desta quarta (10) envolveu o Esquadrão de Saúde do hospital da Base Aérea. As equipes do município já foram convidadas para realizar o mesmo trabalho com a 2° turma de recrutas do ano, no segundo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *