Marca Maxmeio

Postado às 20h03 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito Celso Oliveira / ASCOM

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza diariamente o serviço de transporte escolar para alunos com necessidades especiais. Atualmente, o município atende cerca de 35 estudantes por meio de sua frota própria (amarelinhos), contemplando o trajeto da residência do aluno até a porta da escola e a volta para casa, no fim das aulas. O serviço foi muito elogiado pela forma como a nova gestão tem atendido às necessidades da população.

 

Dona Maria do Carmo utiliza o transporte escolar todos os dias para acompanhar o filho, Gabriel, aluno do 9º ano da Escola Municipal Profª Francisca Fernandes da Rocha. Eles moram em Passagem de Areia, a cerca de 3km da escola. Ela conta que, a pé, o filho não teria nenhuma condição de frequentar as aulas.

 

“O serviço prestado é muito bom! Meu filho tem dificuldade e eu já sou de idade, então sem esse transporte seria praticamente impossível pra gente… a comunicação com o motorista é diária e ele é sempre muito educado com todos. Quando por algum motivo não vamos à escola, nos comunicamos com ele e já ajudamos outras pessoas, que vão esperar menos pelo carro. Todos os dias ele vai nos buscar em casa, deixa na escola e também faz o percurso contrário”, contou.

 

A jornada de Ingrid Queiroz e seus dois filhos é mais longa. Há 4 meses ela mora com eles no Conjunto Flamboyants, que fica na divisa de Parnamirim com Macaíba. “Antes de comprar minha casa aqui tive medo de prejudicar a escola dos meus filhos, mas graças a Deus que esse serviço existe”, disse. Ela contou que no início do ano letivo, teve algumas dificuldades, mas foi prontamente acolhida por uma das gestoras escolares que a orientou sobre como ter acesso ao transporte escolar adequado às suas necessidades.

 

“Como eu moro longe [cerca de 7km da escola], pensei que não teria como levá-los à escola ou, mesmo que desse certo, que teria algum ponto de referência para o embarque, mas não! O motorista nos busca na porta de casa, deixa um dos meus filhos em frente ao Costa e Silva, o outro no Santos Dumont e, no final da manhã nos deixa em casa novamente. Isso facilita muito a nossa vida! É o que possibilita que meus filhos continuem estudando”, disse satisfeita.

 

De acordo com a SME, o serviço é voltado aos alunos cadastrados na Secretaria, que possuem laudo médico que justifique a dificuldade de locomoção e que passaram pela entrevista com o setor de Educação Especial e Núcleo Psicossocial.

 

O condutor de uma das rotas que atendem os alunos com necessidades especiais, Malone Alves, disse que a orientação da Secretaria Municipal de Educação é bastante clara: transportar os alunos e os acompanhantes, quando for o caso, de casa às escolas e das escolas até em casa de forma segura, eficiente e cordial. “É exatamente o que nós, condutores, buscamos cumprir. Todos os dias a gente se comunica com os alunos e pais para alinhar tudo da melhor forma possível e sempre dá certo. É uma função que requer muita responsabilidade, por isso estamos aqui faça chuva ou faça sol para atender muito bem a nossa população”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *