Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
O Helicóptero H-36 (H225M), Caracal do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), efetuou nesta quinta-feira (1º), pela primeira vez, em Natal, a qualificação de pilotos da FAB e militares da Marinha a bordo do Navio Patrulha Oceânico Araguari, promovendo a interoperabilidade entre as Forças e futuras ações conjuntas quando se fizer necessário. O treinamento tem como objetivo manter o preparo técnico profissional necessário ao cumprimento das missões de busca e salvamento, transporte aéreo logístico e evacuação médica.
Segundo a Força Aérea Brasileira que já realizou exercício semelhante em outras regiões do país, a importância da capacitação do Esquadrão de Helicópteros é de poder, a bordo de embarcações da Marinha, operar em qualquer parte do mundo. Pois são justamente os helicópteros, vetores extremamente versáteis, aqueles mais utilizados em missões humanitárias da ONU.
Interoperabilidade – Ação Conjunta entre as Forças
“A interoperabilidade tem sido cada vez mais importante, pois a interação conjunta entre as Forças possibilita uma maior flexibilidade diante de vários cenários que possam aparecer. O lema da Marinha do Brasil é proteger nossas riquezas e cuidar da nossa gente, nessa vertente nós realizamos adestramentos em prol de atuar de forma segura para o material e pessoal. Dessa forma estaremos sempre prontos quando assim formos chamados para realizar uma operação real”, ressaltou o Comandante do Navio Patrulha Oceânico Araguari, Capitão de Fragata Ondiara.
Parabéns pela reportagem!
Apenas gostaria de esclarecer que o 1º/8ºGAV é o Esquadrão Falcão, não o Esquadrão Puma. Este é o 3º/8ºGAV, sediado no Rio de Janeiro.
Obrigado amigo Major Neto,
Já foi feito a correção.
Grato.