O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) celebrou a sanção de um projeto de lei de sua autoria que reconhece como de utilidade pública estadual a Cooperativa dos Ovinocaprinocultores de Pedra Preta (Coop). De acordo com o parlamentar, as cooperativas geram empregos e movimentam a economia, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuam.
“Conseguimos o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual para a COOPP, o que ampliará sua atuação e possibilidade de parcerias. A COOPP surgiu como organização no ramo da agricultura familiar, atuando em Pedra Preta, Lajes e Pedro Avelino. Seus cooperados trabalham com a venda de castanha de caju assada, mel de abelha, artesanato e queijo de coalho”, comemorou.
As cooperativas geram empregos e movimentam a economia, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuam. No RN, temos 179 cooperativas ativas, que desempenham papel crucial na organização e no fortalecimento das comunidades, permitindo acesso a recursos e mercados que, de outra forma, seriam inacessíveis para boa parte dos cooperados. Uma delas é a Cooperativa dos Ovinocaprinocultores de Pedra Preta (COOPP), que foi fundada em setembro de 2009 e atualmente congrega 40 filiados.
Ano passado, a cooperativa obteve uma grande conquista – a construção da unidade de beneficiamento de leite bovino e caprino na cidade de Pedra Preta, contando com recursos do Governo do Estado, através do programa Governo Cidadão. Também deu entrada no processo de certificação da sua queijeira junto ao IDIARN.
Filiada a OCERN, a cooperativa celebra vários contratos com a CONAB por meio do programa PAA Doação Simultânea e Venda em Balcão. Possui ainda parcerias com prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios parceiros e SEBRAE. Este ano, a COOPP marcou presença na Feira Estadual do Cooperativismo e Exposição Agropecuária de Lajes.
Deixe um comentário